Após cutucadas em evento, Globo diz que não menosprezou demais emissoras
A emissora comparou os próprios dados de audiência com os das concorrentes
Após críticas e repercussão negativa entre o público, a Globo se pronunciou nesta terça-feira, 14, sobre as alfinetadas à Band e à HBO durante o Upfront, evento realizado na última segunda-feira, 13, voltado ao mercado publicitário, no qual foram feitos anúncios sobre a programação de 2026.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Em comunicado, a emissora da família Marinho declarou que em nenhum momento quis desmerecer conteúdos produzidos pelos concorrentes e afirmou que há consideração pelo trabalho desenvolvido por outros canais de televisão e plataformas.
O comunicado ainda justificou que, em um evento para o mercado publicitário, é esperado que dados e contexto sejam apresentados. "Fazer comparações entre conteúdos, emissoras e plataformas não significa, em hipótese alguma, o desmerecimento do trabalho de outros players e profissionais. Pelo contrário: em um mercado saudável, há consideração pelo trabalho realizado pela concorrência, que valoriza a excelência coletiva e impulsiona toda a indústria. E porque acredita nisso, a Globo tem sistematicamente homenageado talentos de outras emissoras em seus programas."
"Nenhum outro veículo tem seus dados de audiência tão expostos e debatidos como a Globo. E nós consideramos isso como parte da relevância que construímos todo dia com o público", conclui a nota oficial.
As alfinetadas
Durante o Upfront, a Globo alfinetou a Band em duas ocasiões. William Bonner comentou a volta da Fórmula 1 à Globo e ironizou a transmissão do campeonato pela Band. "Vocês sabem o que é Fórmula 1 ainda?", questionou o jornalista.
Já a chef Renata Vanzetto, uma das juradas do Chef de Alto Nível, apresentado por Ana Maria Braga, comparou o reality culinário ao MasterChef, da Band. "Para vocês terem noção da proporção, um episódio nosso deu mais audiência do que todas as temporadas do MasterChef juntas", disse ela.
A alfinetada à HBO aconteceu quando Eduardo Sterblitch comparou as audiências de Vale Tudo e Beleza Fatal. "A média de Vale Tudo é de mais de 29 milhões de espectadores por dia, sem contar quem vê no Globoplay. O recorde daquela beleza de novela daquela Bebel da 25 de Março é menos de 2 milhões. É triste", disse o humorista.