'A Fazenda': Marcos Mion desabafa sobre expulsão de Phellipe Haagensen
'Minha vontade era entrar lá, não sei como agiria, é uma coisa que ferve o sangue e a gente quer resolver na hora', afirmou o apresentador da Record TV
Phellipe Haagensen e Marcos Mion, ex-participante e apresentador de 'A Fazenda', respectivamente.
Foto: Antonio Chahestian / Record TV / 'A Fazenda 11' / Divulgação / Estadão
O apresentador Marcos Mion se posicionou sobre a expulsão de Phellipe Haagensen da 11ª edição de A Fazenda após um beijo forçado em Hariany Almeida ocorrido na última sexta-feira, 27. A emissora demorou cerca de dois dias até realizar o anúncio e tirar o participante da casa.
"O sangue ferve e é impossível ficar quieto. Por isso, peço licença ao programa para dizer que: assédio, abuso e qualquer situação de violência de qualquer espécie contra mulheres são crimes", escreveu Mion ao lado do vídeo.
Na sequência, o apresentador tentou justificar a demora do programa em tomar precauções - o que foi visto por parte do público como uma busca por audiência: "Eu entendo muito o mundo da internet, o imediatismo."
"Minha vontade era entrar lá. Eu falei isso, se eu tivesse lá, não sei como eu agiria, porque é uma coisa que ferve o sangue de um jeito e a gente quer resolver na hora", continuou.
Expulsões em reality shows - Diversos participantes já foram expulsos de reality shows como o 'Big Brother Brasil' e 'A Fazenda'. Entre os motivos, constam diversas atitudes consideradas pela direção dos programas como "agressões", uma suposta relação próxima entre um confinado e a família de um diretor da Globo e até mesmo uma ameaça usando um machado de verdade. Relembre mais detalhes desses casos a seguir.
Foto: Reprodução de 'Fazenda de Verão' (2012) / Record TV | Reprodução de 'Big Brother Brasil 17' (2017) / Globo | Reprodução de 'Big Brother Brasil 7' (2007) / Globo / Estadão
Catia Paganote - 'A Fazenda' (2018) - A ex-paquita Catia Paganote foi expulsa da 10ª edição do reality show 'A Fazenda' na quinta-feira, 29 de novembro de 2018. Durante um jogo de 'aquabol' na piscina, Catia se estranhou com Evandro Santo e acabou lhe dando um tapa no rosto. A produção do programa decidiu expulsá-la no dia seguinte.
Foto: Reprodução de 'A Fazenda' (2018) / Record TV / PlayPlus / Estadão
Lucas e o machado - 'Fazenda de Verão' (2012) - Um dos participantes da 'Fazenda de Verão', reality da Record que contou com 'anônimos', Lucas resolveu abordar seu colega de confinamento Haysam para uma discussão carregando um machado. Após intimidá-lo, ainda tentou impedir que ele se afastasse do local. A emissora optou em expulsá-lo por "apresentar comportamento incompatível com regras básicas de convivência". Clique aqui para assistir ao momento.
Foto: Reprodução de 'Fazenda de Verão' (2012) / Record TV / Estadão
Marcos Harter - 'BBB' (2017) - O casal Marcos Harter e Emilly Araújo havia chegado entre os quatro melhores colocados do reality e tinham boas chances de se encontrar na grande final da atração. Dias antes, porém, Marcos apresentou um comportamento agressivo, considerado como uma agressão pela produção do programa, que resolveu expulsá-lo após atos como colocá-la contra a parede, além da reclamação de dores por parte de Emilly após Marcos ter apertado seus punhos. Ele chegou a ser indiciado por agressão após sua saída da casa. No mesmo ano, Marcos também participou do reality 'A Fazenda', da Record TV, e foi acusado de violência psicológica por fãs de Flávia Viana. Porém, desta vez, acabou não sendo expulso, se sagrando vice-campeão da atração.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 17' (2017) / Globo / Estadão
Fernando Orozco - 'BBB' (2007) - O participante Fernando Orozco foi expulso do 'BBB 7' por infringir a regra que proíbe aos participantes terem "laços de parentesco ou amizade com altos funcionários da Rede Globo". Fernando seria amigo de infância do filho de Willy Haas, então diretor-geral de comercialização da emissora. Haas estaria de férias, e, ao retornar, teria comunicado a direção do programa da proximidade. "Por você ter um relacionamento direto com um alto diretor da Rede Globo, você está eliminado", foi informado o ex-participante, que se justificou: "Era amigo meu no passado, nesses últimos anos não tive tanto contato. Ligava pra ele só no aniversário pra dizer um 'oi'."
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 7' (2007) / Globo / Estadão
Nadja Pessoa - 'A Fazenda' (2018) - Após uma discussão com os participantes Caique Aguiar e Fernanda Lacerda, Nadja Pessoa deitou-se em sua cama com o humor alterado. Pouco depois, Caique foi para o local provocá-la, até que ela decidisse desferir alguns chutes em sua perna, enquanto estava de salto. A produção considerou a agressão física como a motivação para ser expulsa do programa.
Foto: Reprodução de 'A Fazenda' (2018) / Record TV / Estadão
Ana Paula - 'BBB' (2016) - Durante uma festa no 'BBB 16', Ana Paula se estranhou com os colegas Renan e Adélia, que lhe derrubou um copo de bebida em seu cabelo após sentir-se 'provocada' por Ana Paula. Em determinado momento, Ana deu dois tapas no rosto do participante Renan, que tentou intervir na situação, um com cada mão. Ele foi ao confessionário reclamar da atitude: 'Nunca tomei tapa na cara de ninguém, vou tomar tapa na cara dessa louca?!'. Pouco depois, a produção resolveu expulsá-la do programa por agressão.
Foto: Reprodução de 'Big Brother Brasil 16' (2016) / Globo / Estadão
Duda Yankovich - 'A Fazenda' (2011) - A lutadora sérvia Duda Yankovich foi expulsa da 4ª edição de 'A Fazenda' após dar um tapa em Thiago Gagliasso, irmão do ator Bruno Gagliasso. Na ocasião, o apresentador Britto Jr. ressaltou a trajetória correta da lutadora dentro do programa, mas afirmou que a produção não poderia deixar passar o que foi considerado como uma agressão.
Foto: Reprodução de 'A Fazenda 4' (2011) / Record TV / Estadão
Compartilhar
Publicidade
"Só que, como falei, tem todo um lado de trâmite da parte jurídica, que precisa ser feita. Tem escalas desse processo. Tem que ser criado um caso para ser feito direito, de forma efetiva", explicou Marcos Mion.
Em seguida, falou "Por mais que a gente veja o abuso e seja óbvio, sempre existe uma 'defesa', um outro lado, e o tempo necessário para se criar esse caso é o que comprova a situação.
"A gente teve várias vezes o Phelippe assumindo que fez isso, a Hariany várias vezes assumindo que não gostou, não foi conivente, e aí sim o departamento jurídico da Record conseguiu construir um caso com nome, porque não adianta só falar 'foi assédio'."
Mion, então, voltou a ressaltar que sua função no programa é na apresentação: "Lá no programa, eu não posso me manifestar. Tenho que ser isento como apresentador. Mas aqui na minhas redes sociais, não. Todo mundo [na produção] estava muito indignado. É uma cena muito escrota aquele 'beijo roubado'. Isso não se faz com ninguém."
O departamento jurídico da @recordtvoficial decidiu que Phellipe Haagensen deve sair do programa. A partir deste instante, ele está expulso e não continua na competição #AFazendapic.twitter.com/Cv4Q9xoGDv
"Hoje em dia assediadores e abusadores não passarão, em nenhum lugar do mundo. O mundo mudou. Preciso me manifestar como cidadão, como um homem que é filho de uma mulher, marido de outra, que é pai de uma menina. Não dá para ficar calado vendo uma coisa como essa", encerrou Marcos Mion.
Confira abaixo os vídeos publicados por Marcos Mion e seu posicionamento sobre a expulsão de Phellipe Haagensen de A Fazenda 11:
A origem da expulsão de Phellipe Haagensen se deu durante uma discussão com Hariany, quando o ator beijou, sem consentimento, sua colega de confinamento.
"Ele beijou minha boca!", denunciou Hariany. Após mais bate-boca, a integrante do reality disse ao ator: "Você beijou a minha boca sem a minha permissão. Se eu quiser te denunciar, eu te denuncio, seu otário!".
Phellipe respondeu que não tinha medo da colega de programa. "Se você se sentiu desconfortável, vai lá e faz a denúncia. Me leva para casa? Eu não quero que você se sinta como se eu tivesse te dado um beijo à força. Eu acho você muito bonita", afirma.
"Eu tenho um namorado, eu tenho uma família. Você tem que me respeitar", reagiu Hariany.
Posteriormente a ex-BBB fez uma reclamação formal à direção do programa: "O Phellipe me assediou, beijou na minha boca sem eu querer. Tava discutindo com ele, me deu um beijo. Depois, a gente tava discutindo de novo, ele veio e tentou me agarrar de novo. Acredito que isso não seja certo."