PUBLICIDADE

Tony Ramos é a mais nova vítima de proliferação de golpes com IA

6 dez 2023 - 22h03
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Globo / Pipoca Moderna

O ator Tony Ramos, atualmente no ar com a novela "Terra e Paixão", é a mais nova vítima do uso indevido de imagem em vídeos falsos criados com inteligência artificial (IA). A equipe do ator alertou que uma entrevista que ele deu ao programa "Mais Você", da Ana Maria Braga, foi alterada digitalmente para promover um remédio supostamente milagroso para hiperplasia da próstata.

Segundo a equipe, falas de Tony Ramos foram editadas com o uso de tecnologia avançada para fazer parecer que ele estava endossando o produto. A equipe enfatizou que a voz do ator foi redublada e que o conteúdo original era uma homenagem a colegas de profissão.

 

Outros casos

Ana Maria Braga também foi vítima de deepfakes e usou seu programa desta quarta-feira (6/12) para alertar o público. "As pessoas fazem uso da inteligência artificial para o mal. Imitam a minha voz, pegam imagens minhas, dos meus amigos. Eu não faço venda de produto estético, de beleza, que faz desaparecer ruga, gordura da noite para o dia. Isso não adianta. Isso não existe", alertou a apresentadora.

Até o mundo esportivo não está imune a esses golpes. Nesta semana, o locutor Galvão Bueno relatou ter sido alvo de deepfakes em um vídeo onde supostamente criticava o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), Ednaldo Rodrigues. "Imagina isso? Quero deixar muito claro que nego, com todas as forças, de que seja a minha voz gravada, e que tenho falado essas coisas", disse Bueno.

Ainda mais fácil que criar vídeos falsos tem sido retocar fotos e criar manchetes falsas para induzir o público das redes sociais a clicarem em links que levam à venda de produtos supostamente endossados por celebridades. Tudo mentira.

 

Luciano Huck vai processar

Por conta da reincidência e falta de ação do X (antigo Twitter), Luciano Huck avisou que vai processar a rede social. Ele reclama que o X não faz nada sobre uma imagem em que ele aparece algemado, vestido em um suposto uniforme de presidiário e escoltado por dois policiais, enquanto uma manchete falsa fala de um escândalo que o teria atingido. Tudo para que o leitor clique e vá parar num site de golpe financeiro.

Ele já tinha comentado a campanha no próprio X em 22 de novembro. Na época, escreveu: "Talvez você já tenha visto essa imagem absurda e fraudulenta aqui no X/Twitter. Muito importante alertar que se trata de um golpe. Agradeço a todos os que denunciaram a armação e peço aos responsáveis pelo X/Twitter empenho para combater estas mentiras e fraudes na rede social".

Entretanto, o X ignorou apelos para tirar a campanha do ar. "É inacreditável, mas o X, novo Twitter, perdeu o controle da sua própria plataforma. Há semanas estamos denunciando e pedindo apoio da empresa aos ataques de fake news e clickbaits que estamos sofrendo e nada acontece. Só nos resta a Justiça", afirmou o apresentador do "Domingão" no domingo (3/12).

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade