Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

São Paulo em preto e branco: obras fotográficas revisitam fachadas e noites da cidade

Obras de Carlos Fadon Vicente investigam fachadas, iluminação e a poética da noite paulistana e acompanham a evolução da cidade nas últimas décadas; lançamento ocorre neste sábado, 21

20 fev 2026 - 18h11
Compartilhar
Exibir comentários

São Paulo é uma cidade que se revela em diversas camadas. Durante o dia, nas fachadas que mediam o público e o privado; à noite, nas sombras que transformam ruas em palco. É a partir desses dois ângulos que o fotógrafo Carlos Fadon Vicente construiu os livros, Entradas e Noturnos, ensaios visuais que exploram a arquitetura e a paisagem urbana como narrativa.

As obras, que fazem parte de uma trilogia completada com o ensaio Avenida Paulista, são definidas por Fadon como um trabalho de observação com fotografias que percorrem a cidade desde o início dos anos 1980 até meados de 2010.

Os livros serão lançados neste sábado, 21, a partir das 11h, no Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros, São Paulo.

O fotógrafo e artista visual explica que as obras não são para serem folheadas, simplesmente, elas têm uma função arquitetônica e ao mesmo tempo social. Com uma estrutura narrativa não linear, 153 fotografias e prefácio de Annateresa Fabris, as imagens de Entradas contam história. "O que acontece com as entradas ao longo do tempo? Elas ganham grades, portões, ganham vasos, tapetes, mobiliário... São imagens que têm uma estrutura interna muito rica", comenta o Carlos.

A ideia por trás da obra - que reúne nas páginas apenas a foto, o ano em que foram tiradas e o endereço - é mostrar que os edifícios são um macro habitante da cidade. "Se você olhar São Paulo do alto hoje, você vai ver um paliteiro. Os edifícios se transformaram em um outro habitante da cidade", comenta.

"Me lembra teatro porque todas essas situações eu busquei quando estava apagado um trecho da rua ou uma situação em que a iluminação pública não se volta pra câmera tal como no teatro", explica. "No teatro é muito raro a iluminação da cena apontar pra plateia sempre aponta ao palco. Essas imagens lembram um pouco dessa situação."

Noturnos reúne 118 fotografias e conta com prefácio de Claudia Giannetti. Segundo Fadon, "a obra evidencia a fotografia como fantasmagoria e sua poética se expressa na misteriosa quietude da noite".

Avenida Paulista: fotografias, 1983-2015, Entradas: fotografias, 1984-2014 e Noturnos: fotografias, 1987-2013 foram publicadas pela editora Sarabanda, sob direção de Boris Kossoy e Maria Luiza Tucci Carneiro.

A editora publica projetos que contribuam para a divulgação da história e cultura brasileiras no eixo das ciências humanas, artes e fotografia. A Sarabanda também comanda a livraria online Subversiva.

  • Entradas: fotografias, 1984-2014

Editora Sarabanda (240 págs.; R$ 320)

  • Noturnos: fotografias, 1987-2013

Editora Sarabanda (228 págs.; R$ 320)

Serviço:

  • Lançamento: Sábado, 21, com sessão de autógrafos às 11h e apresentação dos livros pelo autor às 12h.
  • Local: Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés, 88 - Pinheiros, São Paulo)
Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade