Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rodrigo Silva indica dez livros sobre religião, história e até relacionamento; veja lista

Teólogo e arqueólogo abriu seu acervo ao 'Estadão' e destacou exemplares de sua biblioteca. Entre as obras estão clássicos como 'Confissões', de Santo Agostinho, e 'O Paraíso Perdido', de John Milton

12 jun 2025 - 17h29
(atualizado às 18h05)
Compartilhar
Exibir comentários

Teólogo e arqueólogo, Rodrigo Silva não poderia ter outro livro de cabeceira que não fosse a Bíblia. Mas o professor, que ganhou a internet com seus conteúdos sobre o livro sagrado do Cristianismo, também tem espaço para outras obras. Inclusive de religiões diferentes e escritores ateus.

O Estadão visitou a biblioteca pessoal de Silva, em sua casa na cidade de Engenheiro Coelho, a cerca de 160 km de São Paulo. Ao longo do tour por sua estante, ele destacou algumas leituras essenciais em sua trajetória e uma das obras que publicou.

Veja a lista e os comentários do teólogo:

'Confissões', de Santo Agostinho

"Esse é um exemplar de 1964 que eu garimpei nos anos 1980 num sebo de Belo Horizonte. Li ainda na adolescência. Fiz várias anotações e ainda guardo com carinho. Eu já doei mais de 2 mil livros para bibliotecas e alunos, porque não cabe tudo aqui. Mas alguns, como este aqui, eu me recuso a me dispor deles pela história que carregam."

'Infiel', de Ayaan Irsi Ali

"É incrível a história dessa mulher, que nasceu na Somália e migrou para a Holanda, onde chegou a ser eleita deputada. Ela veio de uma cultura muçulmana muito radical. Sofreu o que eles chamam de circuncisão feminina, em que eles cortam o clitóris da menina ainda pequena e depois costuram. Não destaco esse livro para fazer qualquer propaganda contra ou a favor da religião A, B ou C. Mas somente para mostrar como o problema da crença ou descrença em Deus depende do testemunho de cada um. Às vezes, os ditos servos de Deus podem ser a melhor ou a pior propaganda Dele."

'O Desejado de Todas as Nações', de Ellen G. White

"Narra a história de Jesus, inclusive a paixão de Cristo, com uma linguagem também bastante acessível. Foi inclusive um dos materiais de consulta do filme A Paixão de Cristo, protagonizado pelo Mel Gibson."

'As 5 linguagens do amor', de Gary Chapman

"Esse livro não é novo, mas eu posso quase considerá-lo um clássico para pessoas que querem entender um pouco mais sobre relacionamentos. A pessoa lê e percebe qual é a linguagem mais típica de si mesma e qual a linguagem do outro. É um livro de cunho psicológico, relacional, muito bom de ser lido .Aliás, um livro que fez muito bem para a minha vida, inclusive enquanto casado. Minha esposa e eu lemos."

'Deus, Um Delírio', de Richard Dawkins

"Dawkins é um biólogo inglês da corrente neoateísta. Porque os ateus anteriores, incluindo pensadores clássicos como Nietzsche, Wagner, Schopenhauer, não estavam muito preocupados em convencer o mundo do seu ateísmo. E o Dawkins é um dos nomes que acendeu o debate sobre a inexistência de Deus."

'O Ceticismo da Fé', de Rodrigo Silva

"E eu escrevi este livro, não necessariamente como uma resposta, mas no mesmo viés do Dawkins. Nele, dialogo com autores, com crenças, descrenças, e falo também da minha própria abordagem de Deus maneira não panfletária. Eu apresento aqui com linguagem acadêmica, filosófica, por que eu, ao contrário do Dawkins, faço as mesmas perguntas que ele e chego à conclusão que é impossível que Deus não exista."

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade