Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pitadas do Sal | o canal que faz da música uma ponte para a transformação social com entrevistas e análises musicais

25 jun 2025 - 22h51
Compartilhar
Exibir comentários

Jornalista Ariston Sal Junior transforma o YouTube em palco de reflexão e resistência cultural

Foto: Márcia Piovesan

Com mais de 1000 vídeos publicados e uma comunidade de 18 mil inscritos no YouTube, o canal Pitadas do Sal se consolida como uma das vozes mais relevantes na promoção da cultura musical brasileira e internacional. Criado pelo jornalista Ariston Sal Junior, o projeto aposta em um conteúdo profundo, acessível e apaixonado, reunindo lives, entrevistas e análises críticas que promovem reflexão, memória e transformação social através da música.

Desde 2020, o canal mantém uma parceria de confiança com a Editora Belas Letras, que acredita na missão do Pitadas de compartilhar conhecimento e formar pontes entre gerações. Essa aliança se fortaleceu graças ao compromisso editorial do canal, que valoriza artistas, ideias e histórias muitas vezes ignoradas pelos grandes veículos.

"O que me move é a convicção de que a música pode transformar pessoas e ampliar horizontes. É por isso que trato cada live como uma oportunidade de tocar alguém de verdade", afirma Sal, que soma 19 anos de atuação como jornalista cultural, política e comportamental.

No canal, temas sobre Beatles, Rita Lee, Rolling Stones, Bob Dylan, Frank Zappa, Pink Floyd, Caetano Veloso e Gilberto Gil dividem espaço com temas como Rock Argentino, Música Preta Brasileira, Ditadura e Censura na Arte, Álbuns Icônicos, Feminismo na Música e conexões entre som, cinema e literatura. Com um estilo de apresentação leve e bem-humorado, o canal se tornou referência entre estudiosos, curiosos e apaixonados por cultura.

"O Pitadas do Sal não é só um canal, é um lugar de escuta e troca, um quilombo digital da cultura onde cada voz importa. É onde a gente senta, escuta e se deixa atravessar pelas histórias que os discos carregam", diz Sal, com entusiasmo.

A estrutura das lives, geralmente semanais, conta com a participação de convidados especialistas, como os jornalistas Marcio Grings e Romero Carvalho e roteiros cuidadosos que envolvem o público em experiências imersivas, com direito a análises faixa a faixa, curiosidades e memórias pessoais.

Além das análises e dos grandes motivos de orgulho do jornalista, são as entrevistas com ícones da música brasileira que já abrilhantaram o canal nesses quase 5 anos de atividade, como: Alceu Valença, Joyce, Frejat, Gerson Conrad, Carlini, Paulo Cesar Barros, Philippe Seabra, Guilherme Isnard, Vitor Ramil, Nico Rezende, Pedro Luís, Eduardo Bueno, Evandro Mesquita, Augusto Licks, Mú CArvalho, Renato Piau, Hyldon, Erika Martins, Blues Etílicos entre tantos outros…

O canal também tem um braço editorial, com planos para lançamento de livro e palestras em escolas, universidades, empresas, baseado nas melhores entrevistas e temas discutidos nas lives, reforçando o compromisso com a perenidade e qualidade do conteúdo cultural. A proposta é seguir expandindo, alcançando novos públicos e firmando parcerias que ajudem a manter viva essa trincheira cultural digital.

Para acompanhar o trabalho do canal, acesse:

Márcia Piovesan
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade