O rapper franco-senegalês Abou Tall: entre a saudade do Brasil e a paixão pela bossa nova
Na estrada há 20 anos, o franco-senegalês Abou Tall se tornou um dos grandes representantes de um movimento de artistas no rap e no r&b francês apaixonados por ritmos brasileiros. Desde sua primeira viagem ao Brasil, em 2017, o músico desenvolveu uma profunda paixão pela bossa nova.
Abou Tall lançou em dezembro de 2025 seu terceiro álbum solo, "Monsieur Saudade II", em que segue explorando esse sentimento definido por uma palavra sem tradução em outras línguas, ou "uma nostalgia sem sofrimento", como explicou em entrevista à RFI. Em algumas faixas do disco, como "Baby Girl", também é possível ouvir Abou Tall se aventurando a cantar algumas frases em português.
Já a canção "Ronaldinho", interpretada junto ao músico francês Warren Saada, virou um videoclipe, gravado no Rio de Janeiro. A faixa, que nada tem a ver com futebol, fala de uma história de amor e de uma misteriosa brasileira que "driblou" Abou Tall. Tudo isso regado a um sample do clássico "Mas Que Nada", de Jorge Ben Jor. Para ouvir o podcast na íntegra, dê o play e aumente o som!
*** O Balada Musical vai ao ar todos os sábados nos programas da RFI Brasil e também pode ser ouvido no Spotify e no Deezer.