O Labubu é maligno? Entenda a teoria da conspiração bizarra que associa o boneco 'fashion' ao demônio Pazuzu
Os bonecos Labubu, criados pelo artista Kasing Lung em 2015, geraram teorias da conspiração que as ligam ao demônio Pazuzu, apesar de suas origens inocentes em livros de histórias
Os bonecos Labubu se tornaram uma febre mundial - de Wimbledon ao guarda-roupa de celebridades como Virgínia e Lisa, do BLACKPINK. Mas junto ao sucesso, também surgiu uma polêmica: afinal, elas são apenas brinquedos colecionáveis fofos ou estariam ligadas a algo maligno?
A teoria começou a circular após um vídeo publicado no Instagram, em que um usuário mostrou uma boneca Labubu marrom ao lado da imagem de um demônio, acompanhado do alerta: "Não compre este brinquedo demoníaco para seus filhos ou para você!!". O boato viralizou rapidamente e chegou a associar o personagem ao antigo demônio mesopotâmico Pazuzu, retratado no clássico O Exorcista.
Ver essa foto no Instagram
Apesar da repercussão, especialistas apontam que não há qualquer ligação entre Labubu e Pazuzu. O site Snopes.com esclareceu que a boneca não se parece com a criatura demoníaca, que era representada com asas, cauda e olhos esbugalhados. A própria Britannica acrescenta que, em alguns contextos, Pazuzu era visto até como protetor contra o mal, e não apenas como encarnação do mal.
Na realidade, o personagem Labubu foi criado em 2015 pelo cartunista Kasing Lung, como parte da série de livros Os Monstros. Em entrevista à CGTN Europa, Lung explicou que suas criações foram inspiradas nos contos de fadas europeus que leu na infância, após se mudar para a Holanda. "Labubu está em minha alma", declarou o artista.
Nos livros, Labubus ...
Matérias relacionadas
Big Fone maligno, volta do Poder Curinga e mais! Entenda TUDO sobre a dinâmica da semana no 'BBB 25'