PUBLICIDADE

Por que tocar violão? Descubra 5 benefícios do aprendizado musical

11 set 2019 - 17h39
Compartilhar
Exibir comentários

Tocar um instrumento musical gera incontáveis benefícios para nossas vidas. Além de ser uma atividade que aprimora o intelecto, as horinhas semanais que investimos no estudo do violão, por exemplo, fazem bem para a saúde física e realizam um verdadeiro detox na mente. Por essas e outras, listei 5 razões para você tirar o seu instrumento da bag e tocar todos os dias!

1. Aumenta a atividade cerebral

De acordo com um estudo feito na Escócia, tocar um instrumento musical proporciona um aprimoramento nas atividades e funções cerebrais. Isso quer dizer que se você tocar violão, você também estará lutando contra a degeneração cerebelar a um médio e longo prazo.

Sendo assim, você pode pensar na possibilidade de trocar as pílulas para estimular sua atividade cerebral por algumas videoaulas do Cifra Club!

2. Tocar violão elimina o estresse

Você anda "pistola" com uma pá de coisa? #QuemNunca, né? Felizmente, fazer um som vai te deixar bem mais calmo! Segundo um estudo conjunto da Universidade de Loma Linda, na Califórnia (Estados Unidos) com e a Escola de Medicina e de Biossistemas Aplicados, os índices de estresse são reduzidos de maneira significativa quando nós tocamos algum instrumento musical, isto é, tocar guitarra vai te deixar "numa relax, numa tranquila e numa boa" - como diz um dos hits da fase racional do Tim Maia!

3. Melhora a coordenação motora

Tocar um instrumento musical exige total coordenação entre mãos, olhos e ouvidos. Por consequência, o músico [amador ou não] tende a desenvolver habilidades que melhoram a coordenação motora. Como? Bem simples:

- tocar um instrumento induz o indivíduo a ter uma boa postura corporal. Com uma boa postura, que sempre é confortável, nós passamos a ter mais facilidade para realizar os movimentos do corpo. Desta forma, aprendemos a evitar exageros de força física na hora de executar alguns movimentos.

- tocar um instrumento requer repetição! Os movimentos necessários para a execução das técnicas e as mudanças de acordes, por exemplo, são fundamentos aprimorados na medida em que são praticados. Por consequência, depois de treinar, treinar, treinar e treinar a mesma coisa, a realização do movimento passa a ser algo natural para você. Por consequência, seu cérebro poderá concentrar esforços em outro movimento e você será capaz de coordenar dois atos ao mesmo tempo.

Exemplo? Ok: você pode desenvolver a habilidade de cantar e tocar ao mesmo tempo! Você também pode tocar violão/guitarra e gaita ao mesmo tempo e liberar o Bob Dylan que há em você!

4. Aprendizado musical desenvolve socialização

Como é uma linguagem universal, a música tem o poder de unir! Quando aprendemos a tocar um instrumento, nós criamos oportunidades de fazer novos amigos e de socializar. Por mais que você tenha um pouco de timidez, a aula de música vai estimular interações com outros estudantes e professores.

Sendo assim, instintivamente, você trocará figurinhas musicais de forma natural. E como um assunto leva a outro, chegará um momento em que será comum ter conversas sobre o cotidiano, futebol, namoro, piadas, etc e tal.

5. Tocar um instrumento aprimora trabalho em equipe

Muitos músicos formam bandas, ou seja, trabalham em equipe, não é mesmo? E quando vários músicos se reúnem por um mesmo propósito, que é injetar mais arte no mundo, não tem como evitar de colocar em prática os bons hábitos que farão o trabalho fluir!

Desta forma, você desenvolverá habilidades para gerenciar o tempo, pois terá que achar espaço para as atividades musicais em sua rotina; criará disciplina, por causa dos ensaios e das questões que envolvem os assuntos da banda; e pode até ser que o líder que há em você seja despertado!

Motivação para aprender a tocar

E já que chegou até aqui, que tal dar uma olhada em conteúdos que te ajudarão a se manter motivado a tocar violão todos os dias? Para afinar e equalizar ainda mais seus estudos, se liga só nos textos que tenho pra te indicar:

Cifra Club
Compartilhar
Publicidade
Publicidade