Pearl Jam recebe oficialmente Abe Laboriel Jr. como novo baterista durante explosiva apresentação principal no Ohana
Billy Strings apareceu como convidado surpresa, a banda homenageou Glen Hansard e Eddie Vedder dedicou "Better Man" a Laboriel na última noite do festival
Durante o Ohana Festival, o Pearl Jam oficializou Abe Laboriel Jr., parceiro de Paul McCartney, como seu novo baterista, ocupando a vaga deixada por Matt Cameron. Em uma apresentação enérgica de 18 músicas, Eddie Vedder homenageou o novo integrante dedicando-lhe "Better Man", recebeu Billy Strings no palco e celebrou a memória do músico Glen Hansard. O líder da banda também discursou firmemente em defesa da liberdade de expressão dos artistas antes de encerrar o festival com "Yellow Ledbetter".
Antes mesmo que Abe Laboriel Jr. pudesse se sentar atrás da bateria durante a apresentação principal do Pearl Jam no Ohana Festival, no domingo, a multidão já havia começado a gritar: "Abe! Abe! Abe"! O colaborador de longa data de Paul McCartney sorriu e assentiu, absorvendo o momento durante a noite final do festival anual de Eddie Vedder no sul da Califórnia.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @terrasonora
Laboriel já havia feito uma aparição surpresa dois dias antes no festival à beira-mar, estreando com a banda em uma apresentação curiosamente anunciada como "Eddie Vedder and Friends" (2026). Na ocasião, muitos fãs não sabiam se Laboriel se tornaria integrante permanente da banda e voltaria mais tarde naquele fim de semana.
Na noite de domingo, Vedder indicou que provavelmente veremos mais de Laboriel no futuro do Pearl Jam. "Estamos muito honrados que nada menos que um Beatle, Paul McCartney, tenha nos permitido pegá-lo emprestado para nos ajudar", disse Vedder no palco. "Bem, porque é o seguinte: existe um velho ditado musical no qual realmente acredito, e é que não se pode ser — e nós tivemos os melhores —, mas não se pode ser uma grande banda sem um grande baterista. Então, agradecemos a Abe por nos manter na disputa".
Em seguida, o vocalista dedicou o clássico "Better Man", do Pearl Jam, ao novo baterista. "Então, eu gostaria de dedicar, não a música inteira, mas apenas o verso do refrão ao sr. Abe — o refrão que diz: 'Não consigo encontrar um homem melhor'", afirmou. Laboriel pareceu pego de surpresa pelas palavras de Vedder, levou a mão ao peito e enxugou os olhos.
A vaga de sexto baterista do Pearl Jam estava aberta desde a saída amigável de Matt Cameron da banda, em julho de 2025. O grupo já havia confirmado que escolhera um novo integrante, mas manteve os detalhes em segredo. Embora ainda não esteja claro se Laboriel acumulará funções no Pearl Jam e com McCartney, domingo foi a primeira vez que Vedder o apresentou oficialmente como parte da banda.
Ao longo da noite, a banda passou com fúria por 18 músicas, enquanto Vedder se agitava no palco e levava ao delírio os milhares de fãs reunidos na faixa de areia de Doheny Beach. Mike McCready entregou sua característica apresentação incendiária ao vivo, enquanto Laboriel golpeou a bateria sem descanso em um espetáculo praticamente ininterrupto, que foi de sucessos como "Alive", "Daughter" e "Why Go" a faixas mais recentes, como "Setting Sun", "Wreckage" e "Running", do álbum Dark Matter (2024).
Em outro momento do repertório, Billy Strings, que havia tocado no Kia Forum na noite anterior, apareceu como convidado surpresa para cantar "Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town" com Vedder. (Ele já havia citado o Pearl Jam entre as sonoridades que inspiram suas composições.) Strings voltou ao palco mais tarde para um duelo com McCready durante uma versão de "Throw Your Hatred Down", de Neil Young, e fez bonito ao lado do veterano guitarrista.
Vedder também prestou uma homenagem emocionante a Glen Hansard no início da apresentação e exibiu uma montagem em vídeo do querido músico. Amigo próximo de Vedder e presença em várias edições do Ohana, Hansard morreu em 29 de julho, aos 56 anos, após um acidente de moto. "Um grande amigo de todos que o conheceram, um grande músico, um grande ser humano. Realmente não havia ninguém como ele, e foi isso que tornou ainda mais difícil lidar com a perda de alguém tão insubstituível. Ele esteve aqui tantas vezes, trabalhamos tão próximos e queríamos que estivesse aqui novamente", disse Vedder. "Então, vamos deixar o sr. Glen Hansard abrir a apresentação".
Perto do fim da apresentação, em uma possível referência à retirada de Macklemore da turnê de Ed Sheeran depois de defender no palco os palestinos que vivem em Gaza, Vedder fez questão de dizer que todas as bandas que tocaram no Ohana "tinham permissão para dizer o que quisessem sobre qualquer assunto". E continuou: "Isso faz parte da liberdade de expressão, e é ainda mais importante agora, quando estão tentando silenciar parte da imprensa. Vocês são mais do que bem-vindos para usar estes microfones para ter ou iniciar uma conversa ou um processo de reflexão. Tudo isso porque confiamos em vocês".
As palavras de Vedder ecoaram posicionamentos expressos anteriormente por artistas que usaram o microfone para se manifestar contra injustiças, entre eles Alabama Shakes, que protestou contra o ICE; The Format, que tocou a nova faixa "Leave It Alone (Till the Morning)", sobre a guerra em Gaza; e a banda irlandesa Fontaines D.C., cujo vocalista, Grian Chatten, gritou "Palestina livre" durante a apresentação.
O Pearl Jam encerrou a apresentação com a canção antiguerra "Yellow Ledbetter", e Vedder se sentou à beira do palco enquanto a imensa multidão cantava junto e o Ohana Festival chegava a um fim estrondoso.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.