O álbum de Di Ferrero com Emicida, Rael e Paulo Miklos que nunca foi lançado
Projeto surgiu quando NX Zero estava perto do fim, em 2017, com a criação de um alter ego para explorar possibilidades além do rock
Houve um momento em que Di Ferrero quase lançou um álbum sob um alter ego, chamado José. O material teria participações de Emicida, Rael e outros músicos normalmente não associados ao rock que o tornou famoso.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @centralsonora.
Em entrevista de 2025 ao g1, o vocalista do NX Zero revelou as origens do projeto. Quando sua banda estava para entrar em hiato, em 2017, o cantor não tinha muita ideia de como poderia se tornar um artista solo.
Logo, inventou uma persona alternativa chamada José, seu nome do meio:
"Eu comecei a criar esse cara que meio gostava de tomar uma assim e fazer uma uma música um pouco mais Brasil. Na época eu estava ouvindo muito Frank Ocean, coisas mais R&B, e alguns sambinhas antigos, como Cartola."
A colaboração com Emicida nasceu por simples fato dos dois serem amigos e Di mencionar a ideia. O rapper gostou do conceito, topou fazer uma participação. Outros artistas como Mahmundi, Rael e Paulo Miklos também fizeram contribuições.
Em entrevista ao podcast Garotas do Rock, Ferrero explicou que, ao terminar de gravar, teve um momento de hesitação. Chegou ao ponto de questionar se continuava na carreira:
"Eu conheci mais gente e falei: 'Cara, será que eu que eu continuo tocando?' Ficar sem tocar pelo menos por um ano. Ano sabático. Não que eu tivesse também essa grana toda para ficar tranquilo. Eu estava com uma grana. Tinha comprado apartamento, eu lembro que eu tava pagando, mas eu ia me virar. Aí falei: 'Cara, então tá bom'."
Projeto engavetado por Di Ferrero
Na mesma conversa, Di Ferrero também aludiu à influência de Rafael Rossatto para o projeto ser engavetado. O empresário, com quem o cantor começou a trabalhar na carreira solo, tinha suas ressalvas quanto ao material, segundo Di:
"Ele ouviu o José e falou: 'Cara, muito incrível, mas muito louco, hein? É muito louco isso aqui. É o que você quer?'."
Apesar disso, o principal fator citado pelo artista para o álbum ser descartado foi, no fim das contas, o surgimento de material mais novo que o deixava mais empolgado. Embora goste do trabalho engavetado, falta entusiasmo para resgatar as gravações.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.