Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Morre John Forté, produtor do Fugees e Wyclef Jean, aos 50 anos

Segundo a polícia, o artista foi encontrado morto em sua casa nesta segunda, 12

14 jan 2026 - 10h34
Compartilhar
Exibir comentários

John Forté, produtor indicado ao Grammy e reconhecido por seu trabalho com os Fugees e Wyclef Jean, foi encontrado morto nesta segunda, 12 de janeiro, aos 50 anos, em sua casa em Chilmark, Massachusetts, segundo a Associated Press.

Rapper e produtor John Forté em Nova York, 1994
Rapper e produtor John Forté em Nova York, 1994
Foto: Steve Eichner/Getty Images / Rolling Stone Brasil

Não há indícios de crime ou de uma "causa de morte facilmente identificável", afirmou o chefe de polícia de Chilmark, Sean Slavin, em comunicado à imprensa. Segundo a publicação, o escritório do médico legista estadual está investigando o caso.

Natural de Brownsville, no Brooklyn, Forté ganhou uma bolsa integral para a Phillips Exeter Academy, um internato em New Hampshire, onde estudou violino. Após se formar em 1993, Forté passou um breve período na Universidade de Nova York, mas abandonou os estudos para trabalhar no departamento de A&R da Rawkus Entertainment. Foi nesse período que Forté conheceu Lauryn Hill e se juntou à equipe do álbum Refugee Camp.

Forté é mais conhecido por produzir duas faixas do álbum dos Fugees, The Score, e por participar de canções adoradas, incluindo "Family Business", "Cowboys" e o single bônus "Fu-Gee-La". Aos 21 anos, Forté recebeu uma indicação ao Grammy por seu trabalho no disco e fez turnê com os grandes nomes do hip-hop.

O artista também colaborou com Jean no aclamado álbum de estreia do rapper haitiano, Wyclef Jean Presents The Carnival, de 1997. Forté participou das faixas "Street Jeopardy" e "We Trying to Stay Alive". No ano seguinte, Forté lançou seu primeiro álbum solo, Poly Sci, produzido por Jean.

Forté trabalhou com alguns dos músicos mais lendários da indústria, de DMX a Carly Simon. Seu último álbum, Vessels, Angels & Ancestors, foi lançado em 2021.

Em 2000, o produtor foi preso por transportar duas malas contendo mais de US$ 1,4 milhão em cocaína pelo Aeroporto Internacional de Newark. Ele foi condenado por tráfico de drogas e recebeu a pena mínima obrigatória de 14 anos de prisão.

Em entrevista à Rolling Stone, em 2002, de uma prisão federal no centro da Pensilvânia, o artista refletiu sobre o que havia dado errado. "Permiti que certos elementos se aproximassem de mim — não drogas, mas pessoas", disse. "Foi isso que me pegou. Eu era muito acessível. Estava sempre aqui, sempre ali. O preço que o governo quer que eu pague por isso são quatorze anos."

Simon e seu filho Ben Taylor, que era um grande amigo do músico, assim como o senador Orrin Hatch, se mobilizaram pela libertação antecipada de Forté. Em novembro de 2008, ele foi perdoado pelo então presidente George W. Bush.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade