0

Menudos, Backstreet Boys e 1D: 19 boy bands que nós amamos

Os Backstreet Boys estão no Brasil para uma série de shows lotados e mostram que essa fórmula ainda atrai a garotada

12 jun 2015
12h55
atualizado às 16h15
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Os Backstreet Boys, boy band mais famosa das últimas décadas, estão no Brasil para uma série de shows com casas lotadas e até apresentações extras. Sucesso total! Essa fórmula, do grupo formado por cinco lindos rapazes inofensivos cantando sobre o amor com suas vozes doces, segue atraindo o público.

Siga Terra Diversão no Twitter

Esse estilo teve início lá nos anos 60, com grupos de sucesso que viraram ícones da música pop como The Beatles, The Jackson Five e The Monkeys. De lá pra cá o que mudou foram as gerações de fãs, pois a histeria parece a mesma.


Relembre as boy bands que já amamos em algum momento de nossas vidas:

Anos 60

The Beatles 

Foto: Keystone / Getty Images

Poucos gostam de admitir (e eles nunca aparecem em listas de boy bands), mas os Beatles formataram diversas convenções da música pop, incluindo o conceito de boy band. Paul McCartney, John Lennon, George Harrison e Ringo Starr começaram como ídolos teen com quatro personalidades distintas que atraíam diferentes tipos de garotas. Com músicas açucaradas como I Wanna Hold Your Hand, Love Me Do e She Loves You, os Beatles conseguiram abrir as portas para o que seria a invasão britânica e, com o passar dos poucos anos de carreira que tiveram, foram amadurecendo sua musicalidade ao ponto de compor canções revolucionárias e visionárias que transformaram a história da música popular mundial. 

The Jackson 5 

Foto: Tribune Entertainment / Getty Images

O Jackson Five foi a boy band da gravadora Motown e lançou as bases para a criação de um Rhythm and blues voltado ao público adolescente. Com hits cantados até hoje, como ABC, I´ll Be There e I Want You Back, o grupo é mais conhecido por ter lançado Michael Jackson ao estrelato mundial, por ser nitidamente o mais talentoso. Mas Michael ainda era uma criança quando se tornou mundialmente famoso, e as garotas costumavam se apaixonar pelos irmãos mais velhos dele, Tito, Jermaine, Jackie e Marlon.

The Monkees 

Foto: Getty Images

Provavelmente a melhor banda pré-fabricada do rock, o grupo The Monkees nasceu inspirado pelos Beatles e montado para uma série de TV. Rapidamente a boy band desenvolveu hits de verdade, entre eles, Pleasant Valley Sunday, Daydream Believer e I'm A Believer, que se equiparavam à música de muitos dos mais confiáveis astros da época.

The Beach Boys 

Foto: Clive Limpkin / Express / Getty Images

Os Beach Boys são associados ao surf music, estilo de rock que enaltece a praia e as belas mulheres. Mas essa banda, também considerada revolucionária, com certeza ajudou a formatar o conceito de jovens-garotos-cantando-músicas-inocentes. O grupo descontraído conseguiu um número impressionante de hits nos anos 60, como Good Vibrations, Surfin´ U.S.A. e California Dreamin, mas os Beach Boys atingiram a perfeição em Pet Sounds, o disco de 1966 que gravou o nome deles na história como um dos maiores e mais inventivos grupos de toda a história do pop.

Temptations

Foto: Hulton Archive / Getty Images

O modelo dos Temptations, mais tarde seguido pelo Menudo, tinha um formato definido, independentemente de quem eram integrantes: cinco cantores e dançarinos. A banda vendeu dezenas de milhões de discos pela gravadora Motown, com hits como My Girl e Just My Imagination. Mas a vida mudou e no final dos anos 60 o grupo deu uma guinada em direção ao soul psicodélico.

Anos 70

Bay City Rollers

Foto: Evening Standard / Getty Images

Os punks ingleses de 1977 não combatiam apenas os “dinossauros” do rock progressivo e do hard rock – também tinham como “inimigos” fenômenos pop como o Bay City Rollers, ídolos pop que reinavam nos programas de dublagem e nas paradas inglesas. Durante um tempo, foi decretada uma “Rollermania” entre as garotas inglesas, e a banda chegou a tocar no Japão e Austrália. O segredo? Garotos bonitos, roupas comportadas e muito açúcar no som, com direito a covers como I only want to be with you.

Anos 80

Menudo 

Foto: Wikipedia / Reprodução

O quinteto porto-riquenho é um dos maiores fenômenos de marketing da história da música pop. O Menudo, cujo auge da carreira foi nos anos 80, deu origem a uma série de outros grupos que os imitavam de uma forma ou de outra. Com direito a idade máxima para os integrantes, o Menudo varreu a América Latina (Brasil incluído) gravando em português, espanhol e inglês, e deixando hits como a clássica Não se reprima. O grupo se apresentou em São Paulo em 1985 para um Morumbi lotado, com 150 mil fãs gritando enlouquecidamente, debaixo do maior pé d´água. Esse foi o maior público do estádio paulistano. Entre os integrantes mais famosos estão Ricky Martin, Robi Draco Rosa e Ray Reyes (todos no vocal).  

New Kids on the Block 

Foto: Facebook / Reprodução

A banda teve enorme sucesso nos anos 80 com músicas como You Got It (The Right Stuff), Please Don't Go Girl, Hangin' Tough e a mais famosa, Step by Step. Os eternos garotos ainda são astros e enchem os estádios fechados nos Estados Unidos com o nome NKOTBSB, uma junção com os Backstreet Boys.

New Edition

Foto: Frederick M. Brown / Getty Images

O New Edition pode parecer um simples sexteto pop de hits chiclete, mas o legado deles é bem impressionante. O grupo apenas lançou a carreira de Bobby Brown, Ralph Tresvant e Bel Biv Devoe – a música deles também foi crucial para a cena New Jack Swing e abriu caminho para o New Kids on the Block e outras boy bands que nasceram nos anos 80. Cool It Now, um das mais conhecidas músicas deles, foi seu primeiro hit no top 10, em 1985.


Anos 90

Backstreet Boys 

Foto: Facebook / Reprodução

Backstreet Boys são possivelmente os mais icônicos, ao menos se você sair perguntando aleatoriamente para pessoas na rua lembrarem o nome de uma boy band. O quinteto teve incontáveis músicas de sucesso, como Everybody e As Long As You Love Me, mas o hit I Want It That Way, de 1999, é um clássico do gênero. A formação clássica era com os integrantes AJ McLean, Howie Dorough, Brian Littrell, Nick Carter e Kevin Richardson. Por onde eles passam, enchem os estádios, inclusive aqui no Brasil.

'N Sync 

Foto: Scott Gries / ImageDirect / Getty Images

O 'N Sync dominou completamente a cena pop no final dos anos 90, conseguindo hits gigantescos, como I Want You Back, e diversos álbuns de platina em poucos anos, além de lançar o hoje astro Justin Timberlake. O enorme sucesso de Timberlake em sua carreira musical solo e como ator o deixaram sem interesse em reunir o grupo para um revival. Eles venderam 50 milhões de discos pelo mundo.

Take That 

Foto: Facebook / Reprodução

O Take That teve sucesso modesto nos Estados Unidos, mas era gigante na Inglaterra. Atualmente, o grupo é mais conhecido por ter lançado a carreira de Robbie Williams, que se tornou uma megaestrela solo na Europa depois que eles se dissolveram em 1996 (o Take That retornou recentemente).

Hanson

Foto: Gary Livingston / Getty Images

A banda Hanson foi formada em 1992 pelos irmãos Clarke Isaac Hanson (guitarra e voz), Jordan Taylor Hanson (piano e voz) e Zachary Walker Hanson (bateria e voz), nos Estados Unidos. Os loirinhos têm influências à moda antida do pop e rock misturados com soul e R&B. O grupo chegou a ser indicado ao Grammy, além de arrastar multidões de garotas em qualquer lugar que se apresentasse. Mas, como todo mundo cresce, eles não foram exceção. Hoje em dia, os Hanson têm filhos, e Taylor, o do meio, formou uma banda com ex-integrantes do Smashing Pumpkins e A Perfect Circle.

Anos 2000

The Jonas Brothers 

Foto: Facebook / Reprodução

O Jonas Brothers não são apenas a maior boy band da última década. Enquanto os grupos dos anos 90 focaram em cantar e dançar, o trio enfatizou suas qualidades de músicos e compositores, trazendo um toque de credibilidade roqueira ao gênero que não é considerado autêntico por diversos fãs de pop.

One Direction

Foto: Jason Merritt / Getty Images

A boy band pop foi formada na cidade de Londres, Reino Unido, em 2010. É composta pelos britânicos Harry Styles, Liam Payne, Louis Tomlinson e pelo irlandês Niall Horan. O One Direction também surgiu para um programa de TV, assim como os Monkees, só que desta vez seus membros participaram do reality show musical The X Factor como competidores solo. Até agora, a boy band já vendeu mais de 19 milhões de singles por todo o mundo, 10 milhões de álbuns, e arrecadou 5 milhões em apenas 10 apresentações com sua primeira turnê em 2012.

The Wanted

Foto: Facebook / Reprodução

A banda formada por membros ingleses e irlandeses é composta por Max George, Siva Kaneswaran, Jay McGuiness, Tom Parker e Nathan Sykes. Seu álbum de estreia, The Wanted, foi lançado em 2010 e chegou à 4ª posição no Reino Unido. Três singles entraram para o top 20 do Reino Unido: All Time Low, Heart Vacancy e Lose My Mind. O disco recebeu o certificado de platina. A partir de 2012, o grupo entrou no mercado americano com o single Glad You Came, que vendeu três milhões de cópias nos Estados Unidos, alcançando a terceira posição da Billboard Hot 100. A banda se separou por tempo indeterminado.

NO BRASIL

Dominó

Foto: Wikipedia / Reprodução

Com o sucesso estonteante de bandas como Menudo, o Brasil não poderia ficar pra trás e lançou suas boy bands tupiniquins. O Dominó foi uma das mais famosas delas. Participaram dos filmes dos Trapalhões e levaram as fãs à loucura. Com auge nos anos 80 e também no final dos 90, o grupo criado por Gugu Liberato lançou hits como Manequim e Ela Não Gosta de Mim. Com isso, vendeu cerca de 6 milhões de discos no Brasil.

Polegar

Foto: Wikipedia / Reprodução

Lembrado regularmente pelos problemas do ex-integrante Rafael Ilha com as drogas nos últimos anos, o Polegar foi a única banda contemporânea que chegou perto do Dominó em popularidade. Os feitos foram parecidos – também participaram de filmes com os Trapalhões e dominaram as rádios, dessa vez com Ela não liga pra mim e Dá pra mim.

KLB

Foto: Facebook / Reprodução

Formada pelos irmãos Kiko, Leandro e Bruno, o KLB foi influenciado pelos Bee Gees e tiveram uma carreira constante, alternando hits nacionais como A dor desse amor, com versões gringas como Um Anjo, baseada em Angel do britânico Robbie Williams.

 

Por onde andam as boy bands que fizeram sucesso entre os anos 80 e 90 Por onde andam as boy bands que fizeram sucesso entre os anos 80 e 90

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade