PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Lollapalooza

Patrocínio Logo do patrocinador

Pearl Jam faz coro com 60 mil vozes e fecha Lollapalooza 2013

Grupo de Eddie Vedder fecha festival em grande estilo e hits como 'Jeremy' e 'Even Flow' falam mais alto entre headliners

31 mar 2013 - 21h06
(atualizado às 23h02)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>O quinteto liderado por Eddie Vedder se apresentou no palco Cidade Jardim</p>
O quinteto liderado por Eddie Vedder se apresentou no palco Cidade Jardim
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

Depois de um dia de muito calor no Jockey Club, em São Paulo, Pearl Jam e seus fãs finalmente se reencontraram, neste domingo (31). A banda liderada pelo vocalista Eddie Vedder, que veio ao Brasil pela última vez em 2011, foi a última atração a subir no palco do Lollapalooza 2013, para entoar as últimas notas ouvidas no evento e acabou por erguer um coro com as 60 mil vozes presentes no local. Canções como Jeremy, Even Flow e State of Love and Trust falaram mais alto entre os outros headliners do festival.

O sempre imprevisível quinteto de Seattle seguiu seu instinto infalível: montou um setlist indefinido e sem padrões. Recebidos aos gritos, Eddie Vedder, Mike McCready, Stone Gossard, Jeff Ament e Matt Cameron subiram ao palco às 20h50.

Cinco minutos de atraso podem não parecer muito, mas a ansiedade entre 20h45 e 20h50 tomou conta do palco Cidade Jardim. Quando Eddie Vedder e seu Pearl Jam apareceram, o alívio finalmente acalmou os ânimos: "oi, São Paulo". 

Dê uma volta pelo Lollapalooza com o Terra:

O repertório variado que caracterizou os shows do quinteto novamente chamou atenção. Em vez de atacar com algum hit pesado, escolheram a balada Elderly Woman Behind a Counter in a Small Town, cantada em uníssono.

"E aí, galera? Estão todos bem? Todos seguros?", disse novamente Vedder, antes de emendar Why Go, do álbum de estreia Ten (1991) e depois Corduroy, do disco Vitalogy (1994).

O sempre arriscado setlist seguiu levantando o público com canções pesadas como Insignificance, Do the Evolution e Got Some, equalizadas com baladas como Wishlist e Nothingman.

Grandes sucessos da banda como Even Flow e Jeremy ganharam um capítulo a parte nessa história. Ambas, que são hits do álbum Ten, foram cantadas do início ao fim. A segunda ganhou um coro emocionante nos seus compassos finais.

"Não podíamos recusar o Brasil"

Eddie Vedder, que habitualmente tenta se adaptar com a língua nativa dos países em que toca, não repetiu o feito no Brasil e se desculpou: "me perdoem por falar em inglês. Meu português é...como se diz? Uma merda". "Estamos sem tocar há um tempo. Estamos no meio da gravação de um álbum, mas não podíamos recusar um show no Brasil", completou, para o delírio dos fãs.

Depois da catarse promovida por Jeremy, Unthought Known, State of Love and Trust

Rearviewmirror se encarregaram de conduzir o show até o final da sua primeira etapa até uma pausa para retomar o fôlego.

De volta ao palco, Given to Fly, Not for You, Better Man e Black trataram de promover mais uma sequência de músicas cantadas em coro.

Sempre envolvido com causas sociais fora do âmbito musical, Eddie Vedder fez sua lição de casa: "parabéns, São Paulo, por permitir o casamento entre pessoas do mesmo sexo".

Longe do fim

Depois de Black, a sequência final ainda contou com mais músicas e covers: 

I Believe In Miracles (Ramones), Go, Alive, Baba O'Riley (The Who) e Yellow Ledbetter, esta última com uma execução inspirada do guitarrista Mike McCready.

&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://diversao.terra.com.br/infograficos/lollapalooza-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;http://diversao.terra.com.br/infograficos/lollapalooza-2013/iframe.htm&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;amp;gt;
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade