Líder do Ultraje A Rigor relembra briga no Rock In Rio de 1985
- Leandro Souto Maior
Em 1985, no primeiro Rock In Rio, Roger, líder do Ultraje A Rigor, não se apresentou, mas estava nos bastidores e teve sua música Inútil tocada pelo Paralamas do Sucesso, o que teria gerado um suposto desentendimento. Em 2001, aí sim, ele subiu ao palco do evento, dividindo um show com o Ira!. No embalo da próxima edição do festival, que começa em 23 de setembro, estas apresentações acabam de ser lançadas em DVD.
Ouça Ultraje A Rigor grátis no Sonora
"Dá para ver que eu estava bem nervoso. A gente só tinha meia hora para tocar, e era tudo cronometrado. Quando é o estrangeiro, aí dão mil toalhas, é muita falta de respeito", recorda Roger. "No primeiro Rock In Rio, eu fiquei no camarim, estava um clima gostoso. Mal comparando, era uma coisa meio Woodstock".
Daquela edição, entrou para a história uma suposta briga entre Roger e Herbert Vianna. O DVD do show do Paralamas de 1985 - que, assim como o do Barão do mesmo ano e da Cássia Eller de 2001, acabam de ser relançados no mesmo pacote de memórias do festival - mostra que Herbert não cita o nome do Ultraje, se limitando a anunciar "uma música de um grupo de São Paulo".
"Foi um mal-entendido. Disseram que eu queria dar uma canja. Era comum que a gente tocasse nos shows uns dos outros, mas eu não fui lá para isso. Ele tocou Inútil, e foi bom para ele, porque era uma época política, e ele não tinha músicas assim. Depois, ele me disse que estava nervoso. Na época ficou um certo clima, mas logo ficou tudo certo", explica.