Kailane Frauches: "Música é tão poderosa que entra no coração das pessoas"
Em entrevista exclusiva ao Terra, cantora fala sobre jornada na música e planos futuros
Com apenas 20 anos de idade, a cantora Kailane Frauches é um dos maiores nomes da música gospel atual. Um de seus maiores sucessos, o single "Passa Lá em Casa Jesus", se aproxima da marca de 250 milhões de visualizações no canal da Todah Music no YouTube.
A música foi lançada em setembro de 2023, uma composição de Gilealdi Inácio, e também conta com mais de 50 milhões de reproduções nas plataformas digitais de música. O single foi um das mais tocadas na plataforma nacionalmente, sendo uma das músicas mais buscadas no Google no ano de 2024.
Kailane Frauches começou sua jornada na música ainda na adolescência, gravando alguns conteúdos nas redes sociais, em que ainda continua muito ativa. Além de "Passa Lá em Casa Jesus", a cantora também coleciona outros sucessos como "Era a Mão de Deus" "Não Se Cobre Tanto". Em entrevista exclusiva ao portal Terra, a cantora conversou sobre a carreira, planos futuros e aconselhou novos artistas que estão adentrando este ramo.
Confira entrevista com Kailane Frauches na íntegra:
Você começou a cantar na adolescência. Como foi sua jornada até se tornar uma das vozes mais influentes do gospel jovem?
Kailane: Foi uma caminhada de muita perseverança, dedicação, disciplina e força de vontade. Chegar até aqui não foi fácil. Comecei a cantar com três anos de idade, lá em casa. Aos seis anos, já atendia convites oficialmente em igrejas. Fui me desenvolvendo, crescendo, mas sempre fui uma criança normal. Não pulei etapas da minha vida.
Lembro que a gente tinha um Palio branco, guerreiro, mas que a qualquer momento podia quebrar na Avenida Brasil ou Washington Luiz (aqui no Rio). Muitas noites foram perdidas em vão, mas foi uma caminhada que me ensinou a confiar somente em Deus. Deus me fez passar por tudo o que passei não por acaso, mas por um propósito maior. Ele não queria algo momentâneo, mas algo que durasse. E hoje, com mais de 10 anos de ministério, estou aqui, de pé, com minhas raízes firmes nEle.
Seu público é muito engajado nas redes sociais. Como você mantém essa conexão próxima com seus fãs?
Kailane: Não escondo quem sou. Se tenho que chorar, choro. Mostro que não estou distante. sou um ser humano normal, com os mesmos sentimentos que eles. Às vezes, as pessoas criam barreiras, mas eu decidi ser verdadeira: a Kailane real. E as pessoas se identificam com a verdade, não com máscaras. A verdade cativa.
Foi um presente de Deus criar essa conexão. Meu público não me segue só pelas músicas, ela é uma consequência de quem sou na vida deles. Decidi ser alguém positivo, transparente, festeira. Amo pular, sorrir, ser feliz!
Quantas pessoas estão tristes, depressivas, no Brasil e no mundo? Às vezes, elas só precisam de alguém alegre ao lado. E eu decidi ser essa pessoa. Quando alguém te escuta e te conhece, a identificação é muito maior. Sou grata a Deus pelos meus seguidores: não são robôs, estão ali de verdade, e eu também estou.
Meu "bom dia" não é automático, é de coração. Minhas redes sociais não são só para divulgar música, mas para fazer a diferença na vida deles. Eu acredito que a música gospel é apenas um complemento da fé que existe no coração das pessoas, né? Ter fé não te isenta de passar por problemas, decepções, depressão ou ansiedade. Estamos sujeitos a tudo isso.
A música cristã vem como uma resposta para esse coração que, mesmo tendo fé, está sujeito às dores. Esse complemento da música cristã é muito íntimo, porque muitas vezes não conseguimos colocar em palavras o que estamos sentindo, e a música consegue.
E ela é tão poderosa… A música é tão poderosa e Jesus é tão poderoso que entra no coração dessas pessoas através de uma letra, através de uma emoção transmitida pela voz, e transforma a vida de alguém. Faz essa pessoa crer, acreditar e ter esperança novamente.
Você já adiantou que está trabalhando em novos projetos. Pode compartilhar um pouco do que vem por aí?
Kailane: Recentemente lançamos meu primeiro DVD pela Todah Music, com cinco músicas inéditas e três releituras de canções que eu já havia gravado, e demos uma repaginada bem bonita. Dentre elas, temos "Era a Mão de Deus", "Passa Lá em Casa de Jesus" e "Eu Tenho Uma Promessa".
Dessas músicas inéditas, tivemos uma resposta muito positiva do público. As pessoas viveram esse DVD comigo, viveram essa história. E dentre essas cinco canções, uma que se destacou muito foi "Eu Vou Fazer", que tem sido a oração de muitas pessoas. Estamos profetizando que Deus vai fazer o impossível acontecer, e já estamos chegando à marca de 9 milhões de vidas tocadas através desse louvor.
E se vocês acharam que esse primeiro DVD foi especial, esperem o triplo do próximo projeto! Eu posso dizer uma coisa: vai superar as expectativas de muitas pessoas. Tem um povo que eu preciso honrar nesse próximo projeto - é só isso que posso falar, senão vou dar spoiler demais. Mas esperem tudo e mais um pouco!
Que conselho você daria para jovens que querem seguir uma carreira na música gospel?
Kailane: Se inspirem em Jesus. Ele tem que ser seu maior exemplo, seu "empresário", seu maior apoiador. Depois vem aquilo que você já sabe: perseverança. Nenhum sonho é realizado sem perseverança. Perseverança no tempo certo e no tempo difícil, quando está dando certo e quando parece estar dando errado. Quando sua base é Cristo, nada consegue te abalar, nada consegue te derrotar. Você é mais que vencedor. Você permanece, e seu sonho vai se tornar realidade em Cristo Jesus.
Então não desista! Essa chama que tem no seu peito - sustente-a todos os dias com foco e determinação, e você vai chegar no lugar que Deus quer que você chegue. Não se compare. Olhe para Jesus - Ele vai mostrar quem você deve ser. Ele será a base do seu ministério, a base da sua vida. Se espelhe em Jesus.