PUBLICIDADE

Do Reggae ao Metal: Dobradinha no Circo Voador

15 nov 2023 - 08h37
Compartilhar
Exibir comentários

O Circo Voador é uma das principais casas do Rio de Janeiro quando o assunto é show de qualidade. Nos últimos anos, já fiz a cobertura de no mínimo 100 shows, em dias emocionantes, com a casa lotada, outros nem tanto, mas uma coisa é certa: a energia da lona é única.

Dito isso, a curadoria em 2023 vem acertando e experimentando bastante, é só você observar a dobradinha desse final de semana, começando com Groundation, uma das principais bandas de reggae de todos os tempos, e Blind Guardian, ícone do rock alemão.

Resistência!

O Groundation está completando 25 anos de carreira e possui uma longa história de sucesso pelo Brasil e por mais de 50 países onde já se apresentou. Harrison Stafford, membro fundador, vocalista e guitarrista do grupo, reforça que "o Groundation é como uma embarcação musical que me permite criar e executar a música que ouço na minha cabeça". 

O som vem em parte da primeira infância de Harrison, ouvindo Duke Ellington e Miles Davis (ambos artistas de Jazz), por influência de seu avô e pai. Ele formalizou sua educação musical na Sonoma State University (SSU), completando uma licenciatura em "Jazz Performance", onde aperfeiçoou suas habilidades para compor, arranjar e produzir. Após a conclusão, Harrison passou a ensinar a História da Música Reggae na SSU, antes de embarcar em sua própria jornada musical. Uma jornada que, em geral, inclui até agora 10 álbuns de estúdio, um ao vivo e dezenas de turnês de sucesso.

A banda de dez membros cria um som de reggae totalmente único, com toques inspirados no jazz/funk, polimórficos latinos e afro-africanos e vocais harmoniosos com soul. Os shows sempre contam com improvisação ao vivo, na moda clássica do jazz, e são famosos por sua atmosfera de alta energia e comunhão. O respeito internacional adquirido pela banda ainda a levou a gravar com alguns dos principais nomes do Reggae Roots Jamaicano, como Israel Vibration, Marcia Griffiths e Judy Mowatt (Bob Marley & The Wailers), The Congos, Don Carlos, The Abyssinians e Pablo Moses.

Clássicos do Rock

O rock alemão do Blind Guardian vai invadir o Circo no sábado, dia 18 de novembro. O quarteto apresenta a turnê The God Machine, disco lançado em 2022, que retorna ao estilo mais visceral e agressivo que a banda tinha nos anos 90. Uma noite para agradar aos fãs de muitas eras do Blind Guardian! Os portões abrem às 18:00.

Formado em 1984, em Krefeld, na Alemanha, o Blind Guardian se tornou, a partir dos anos 1990, um dos maiores nomes do heavy metal europeu e mundial, através de discos de sucesso, como "Somewhere Far Beyond", "Imaginations from the Other Side" e "Nightfall in Middle-Earth".

Considerado um dos pais do power metal, a banda apresenta características marcantes do gênero, como músicas rápidas, arranjos orquestrais e temas fantasiosos inspirados em autores como J. R. R. Tolkien, Stephen King e George R. R. Martin.

O grupo conta com uma grande base de fãs no Brasil, onde se apresenta regularmente desde 1998. Em 2023, inclusive, já houve uma rápida visita ao país para a realização do show como atração principal do festival Summer Breeze, em São Paulo, no mês de abril. Agora, em novembro, o Blind Guardian está de volta para divulgar o disco "The God Machine".

AUR
Compartilhar
Publicidade
Publicidade