Cazuza será o homenageado do Prêmio da Música Brasileira em 2026; veja quem votou nele
Decisão foi unânime entre os integrantes do conselho da premiação que, em 2025, celebrou a dupla Chitãozinho & Xororó
Cazuza será o grande homenageado da 33ª edição do Prêmio da Música Brasileira, marcada para 2026. A escolha foi feita por unanimidade durante a mais recente reunião do Conselho da premiação, realizada no início de junho, no Rio de Janeiro, e anunciada nesta segunda, 23.
O anúncio foi comunicado por telefone à mãe do artista, Lucinha Araújo. A trajetória e a obra de Cazuza vão nortear o espetáculo da próxima edição, que tradicionalmente reúne diferentes gerações da música brasileira em interpretações inéditas. Neste ano, Chitãozinho e Xororó foram os homenageados. Veja como foi.
Quem votou em Cazuza
Entre os responsáveis pela escolha estão nomes como Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Karol Conká, Zélia Duncan (em sua estreia no Conselho), o jornalista Antônio Carlos Miguel e a executiva Giovanna Machline.
A decisão, segundo Zélia, foi construída de forma democrática, com troca de ideias, experiências e escuta. "É sobre música, a opinião de cada um, o gosto, a visão e, finalmente, saber ouvir", afirmou a cantora em comunicado
"Celebrar Cazuza é celebrar a coragem, a liberdade e a potência de uma obra que segue viva e necessária. Sua música e sua poesia atravessaram gerações e continuam a ecoar nas vozes e nos sentimentos de milhões de brasileiros", destacou Zé Mauricio Machline, criador e diretor do prêmio.
Gilberto Gil, um dos conselheiros mais antigos, também falou sobre o valor do grupo e da missão do prêmio. "A música sempre esteve no centro da minha vida, e estar ao lado de pessoas tão envolvidas e conscientes da responsabilidade que temos com a cultura brasileira é uma honra", disse por meio do comunicado.
Ouça Cazuza e artistas cantando suas músicas
