PUBLICIDADE

Biografia de Júpiter Maçã ganha relançamento com extras

Livro trará duas entrevistas feitas pelos autores com Júpiter Maçã, em diferentes fases de sua carreira.

31 out 2021 07h00
ver comentários
Publicidade
Flávio Basso, criador do Júpiter Maçã
Flávio Basso, criador do Júpiter Maçã
Foto: JM / Divulgação

No dia 10 de novembro, quarta-feira, a partir das 20h, o Bar Ocidente vai ser palco do relançamento da biografia “Júpiter Maçã – A Efervescente Vida & Obra”, escrita pelos jornalistas Cristiano Bastos e Pedro Brandt. 

Foi no Ocidente que, pela primeira vez, os Cascavelletes – banda criada, nos anos 1980, por Flávio Basso e uma das mais adoradas do rock do Rio Grande do Sul –, fizeram seu show de estreia. Na noite de lançamento do livro, quem vai comandar a festa é o conjunto musical Império da Lã. O grupo vai reviver hits tanto do do TNT e dos Cascavelletes quanto das encarnações solo de Basso, como Júpiter Maçã e Júpiter Apple.  

Em sua reedição, “A Efervescente Vida & Obra” passou por check-up geral, foi acrescida de informações, material extra, entrevistas exclusivas feitas com Júpiter, além de muitas fotos (são, ao todo, mais de 130 registros fotográficos) – em 3 cadernos de fotos coloridas que passam a limpo, iconograficamente, a trajetória de Flávio Basso desde sua infância, adolescência, passando pelo TNT, Cascavelletes e suas diversas encarnações solo, como Maçã e Apple, entre outras. Além disso, o livro trará duas entrevistas feitas pelos autores com Júpiter Maçã, em diferentes fases de sua carreira. O livro também ganhou um projeto gráfico totalmente novo do designer gráfico Rafael Conny.

“A Efervescente Vida & Obra” – Publicada originalmente em 2018, as duas primeiras tiragens da biografia esgotaram rapidamente. Hoje em dia, o livro converteu-se em item raro, disputado entre fãs e colecionadores em sebos e na internet (um exemplar usado do livro chega a custar até R$ 500). 

Além disso, o livro, que ganhou 5 novos modelos de capa, teve sua sessão de discografia atualizada e posfácio assinado pelo jornalista e escritor Bento Araújo (editor da revista Poeira Zine e autor da trilogia “Lindo Sonho Delirante”, sobre os grandes discos do rock psicodélico brasileiro).

Efervescência intergaláctica – Ao longo de suas 500 páginas, a biografia “Júpiter Maçã: A Efervescente Vida & Obra” traça a vida do músico gaúcho do nascimento à morte, passando por suas vitórias (uma irregular, porém cultuada, carreira de rockstar – quase incomparável no Brasil) e tragédias (alcoolismo, paranoia, a morte precoce de seu único filho) com riqueza de detalhes, revelações e informações inéditas e ainda farto material fotográfico (a maior parte rara ou inédita).

Por meio de minuciosa pesquisa jornalística, realizada durante quase três anos, os autores passam a limpo a trajetória do biografado. Para tanto, consultaram um vasto material composto por jornais, revistas, fanzines, livros, blogs, sites, gravações de rádio e vídeos de acervos particulares ou disponíveis na internet.

O livro pode ser adquirido diretamente com os autores pelo WhatsApp de Cristiano Bastos: (51) 982986277.

Homework Homework
Publicidade
Publicidade