3 eventos ao vivo

Lançamentos de álbuns passam a ter mesma data no mundo todo

A partir de julho, CDs chegam às lojas no mesmo dia em todos os países, exceto Japão

11 jun 2015
17h45
atualizado em 12/6/2015 às 11h52
  • separator
  • comentários

Novidade no mundo da música: a partir de 10 de julho os novos álbuns sairão à venda às sextas-feiras para sincronizar as datas de lançamento em todo o mundo, anunciou nesta quinta-feira (10) a Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI)

Álbuns passam a ter data de lançamento sincronizada
Álbuns passam a ter data de lançamento sincronizada
Foto: iStock / Divulgação

Siga Terra Diversão no Twitter

O órgão disse que chegou a um acordo com as gravadoras para que os álbuns sejam colocados à venda às sextas-feiras. Selos, empresas e artistas concordaram com a decisão. 

"O mesmo dia da lançamento em todo o mundo reflete melhor as realidades do setor", afirmou Glen Barros, presidente da gravadora Concord Music Group, que conta entre os seus artistas com Paul McCartney e Paul Simon.

"Esta mudança de curso levanta muitos desafios e necessita de adaptação (...), mas será benéfica para os consumidores e, a longo prazo, todos ganham", disse ele em um comunicado publicado pela IFPI.

A medida entrará em vigor em 45 mercados, incluindo 11, como a Alemanha e Austrália, onde os discos já saem à venda nas sextas-feiras. Nos Estados Unidos e no Canadá, os álbuns são lançados geralmente às terças-feiras e na França e no Reino Unido na segunda-feira.

Muitos atores do setor estimam que a saída dos discos em dias diferentes em todo o mundo promove a pirataria, num momento em que a música está disponível online de maneira imediata. Os defensores da sexta-feira argumentam também que existem mais consumidores ocasionais no início do fim de semana.

No entanto, muitas lojas de música independente nos Estados Unidos assimilam esta disposição a uma imposição e queriam que o dia para a saída dos álbuns continuasse sendo terça-feira, data de menor movimento no comércio.

A IFPI adotou para a ocasião o slogan "New Music Fridays" (Sexta-feira de música nova). Artistas e fornecedores terão, de qualquer maneira, a possibilidade de escolher outro dia da semana. No Japão, os discos para o mercado interno continuarão a ser lançados às quartas.

 

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade