A música do Coldplay que Noel Gallagher gostaria de ter composto
Guitarrista do Oasis revelou que se castigou por não pensar na ideia antes e que respeita as composições da banda britânica
A língua ferina de Noel Gallagher é infame na história do rock, com insultos e deboche lendários direcionados a diversos artistas. Entretanto, o músico de vez em quando oferece elogios.
🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @centralsonora.
Em entrevista de 2011 ao Pitchfork, o guitarrista do Oasis refletiu sobre quais canções foram importantes em determinados pontos de sua vida. Segundo o Gallagher mais velho, Coldplay foi a trilha sonora dos seus 35 anos:
"Liam [Gallagher, vocalista do Oasis e seu irmão mais novo] odeia Coldplay, o que me fez amar eles um pouquinho mais. Eu conseguia apreciar as composições."
Uma canção em especial foi citada por Noel: "Yellow". Ele disse:
"Quando escutei 'Yellow' pela primeira vez, imediatamente peguei o violão e pensei: 'Desgraçados, como que não compus isso?' Me sinto assim sobre muitas das músicas deles. E, secretamente [Chris Martin, vocalista do Coldplay] pensa assim de muitas das minhas, mas ele nunca fala isso em público."
https://www.youtube.com/watch?v=yKNxeF4KMsY
Ainda na entrevista, Noel ainda contou sobre como Parachutes (2000), álbum de estreia do Coldplay, embalou seu divórcio de Meg Matthews e o começo de sua relação com a assessora de imprensa Sara MacDonald. Os dois viriam a ter dois filhos, Sonny e Donovan, e casaram em 2011. A separação ocorreu em 2023.
https://open.spotify.com/album/6ZG5lRT77aJ3btmArcykra
Coldplay e as páginas amarelas
Em entrevista à Rolling Stone EUA, Chris Martin explorou alguns dos maiores sucessos do Coldplay e revelou as histórias por trás das músicas. Segundo o vocalista, "Yellow" não possui um significado profundo. A ideia surgiu enquanto gravava no estúdio Rockfield, no País de Gales - mesmo local onde o Oasis gravou "Wonderwall" -, e ele tirou o título de um dos objetos mais mundanos existentes:
"O título 'Yellow' veio de uma lista telefônica chamada Yellow Pages (Páginas Amarelas). A música inteira veio de um erro, uma quebra, uma máquina disfuncional (gravador), algo que estava por aí e as próprias estrelas. Foi tudo um presente. Fui até onde Jonny (Buckland, guitarrista) e Will (Champion, baterista) estavam jogando FIFA no salão e disse: 'Escutem isso — o que vocês acham?'. Eles mal olharam para cima. 'É, está tudo ótimo."
Em declaração destacada pelo site Songfacts, ele acrescenta:
"Foi simplesmente porque aquela palavra soava bem, parecia combinar, sem outro motivo. Nenhuma das outras cores teria soado bem, na verdade!"
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.