Script = https://s1.trrsf.com/update-1781903735/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Publicidade

A banda que mais influenciou Legião Urbana no início, segundo Marcelo Bonfá

Baterista revelou como Renato Russo lhe recrutou com a proposta de fazer algo inspirado por grupo pioneiro do pós-punk britânico

2 jul 2026 - 16h37
Compartilhar
Exibir comentários

Com sua sonoridade que seguia do post-punk ao folk, Legião Urbana se tornou uma das bandas mais icônicas da história do rock brasileiro. A ideia inicial do grupo, segundo Marcelo Bonfá, era fazer algo inspirado num dos nomes mais abrasivos da história do rock.

Legião Urbana em 1993 (E
Legião Urbana em 1993 (E
Foto: D): Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos ( Flávio Colker) / Rolling Stone Brasil

🎧 Do universo de fã ao universo da música: tudo que você ama em um só lugar. Siga @centralsonora.

Em entrevista a Valmir Moratelli para a Veja, o baterista relatou como foi abordado por Renato Russo para montar a Legião. A proposta era soar como o Public Image Ltd, nome icônico do post-punk.

Conforme transcrição da Rolling Stone Brasil, ele disse:

"Quando a gente se juntou, o Renato me chamou, falou: 'Tá aí, né? Vamos montar uma banda estilo Public Image Ltd, que era uma coisa de baixa bateria, pulsante'. A ideia era não ter guitarristas e tal."

Entretanto, as circunstâncias logo forçaram uma alteração nos planos. Vale lembrar que, à época, Renato cantava e também assumia o baixo.

"Mas aí as coisas foram mudando. Porque já chamaram a gente para tocar num lugar grande, e ficamos inseguros só com baixo e bateria. Aí a gente convidou um guitarrista, já veio um tecladista junto e as coisas foram se transformando, né?

Apesar de não cumprir a promessa inicial de fazer como a influência, a Legião Urbana ainda assim prestou suas homenagens ao Public Image quando pôde. Durante o Acústico MTV gravado pelo grupo em 1992 e só lançado em 1999, a banda fez cover da canção "Rise", lançada pelo grupo inglês no álbum Album (1986).

https://www.youtube.com/watch?v=OtBCzyFjLq4

Public Image Ltd (PiL), referência para Legião Urbana

Public Image Ltd é a banda formada pelo vocalista John Lydon após sua saída do Sex Pistols, vista por muitos como pioneira do pós-punk. Enquanto seu grupo anterior tinha um som ainda bem influenciado por glam rock dos anos 1970, o conjunto seguinte era quase oposto.

No PiL — como é conhecido pelos fãs —, a guitarra de Keith Levene era angular e dissonante, enquanto o baixo de Jah Wobble trazia uma influência pesada de dub e reggae. Além disso, as músicas não seguiam qualquer cartilha estrutural pop, muitas vezes durando mais de cinco minutos.

A banda operou entre 1978 e 1992 durante sua primeira era de atividade, com Lydon sendo o único integrante constante. Um retorno ocorreu em 2009 como um quarteto do vocalista acompanhado por Lu Edmonds (guitarra), Scott Firth (baixo e sintetizadores) e Bruce Smith (bateria e programação). Essa formação já lançou três álbuns, com o mais recente sendo End of World (2023).

Além disso, o Public Image fez no Brasil este ano. O grupo se apresentou no Cine Joia dia 8 de abril.

Rolling Stone Brasil Rolling Stone Brasil
Compartilhar

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Publicidade
Meu Terra