PUBLICIDADE

RuPaul vai usar 'ônibus arco-íris' para distribuir 10 mil livros banidos nos EUA; veja fotos

Drag queen e dois sócios fundaram livraria online para incentivar autores e histórias LGBTQIA+ e vai levar veículo a diversos estados

5 mar 2024 - 10h25
(atualizado em 10/4/2024 às 18h06)
Compartilhar
Exibir comentários

Um ônibus de arco-íris para combater a repressão à leitura. Essa é uma das estratégias de RuPaul, o produtor de TV, apresentador e drag queen mais famosa dos Estados Unidos — e talvez do mundo — para reagir às tentativas de proibição de livros e shows de drag no país americano, encampadas por políticos estaduais.

RuPaul se juntou a dois sócios na criação de uma nova livraria online, que vai colocar um ônibus escolar para cruzar os EUA e distribuir 10 mil exemplares dos livros visados por essas proibições. Sendo que a maioria dessas publicações é escrita ou fala sobre sobre pessoas LGBTQIA+ e personagens não-brancos. As informações são do jornal The New York Times.

Ônibus colorido vai cruzar os Estados Unidos para distribuir 10 mil livros
Ônibus colorido vai cruzar os Estados Unidos para distribuir 10 mil livros
Foto: Divulgação/Allstora / Estadão

Com o programa RuPaul's Drag Race, que já tem 16 temporadas nos EUA e mais de uma dúzia de edições pelo mundo — inclusive no Brasil — RuPaul popularizou a arte drag, que já fazia parte das expressões artísticas de diversas culturas pelo globo.

A ideia da livraria, Allstora, como é chamada, é promover autores sub-representados e entregar a eles uma parcela maior dos lucros do outras concorrentes do segmento. Ela foi fundada numa garagem em 2022 com outro nome por Adam Powell, um artista drag ator, e o parceiro dele, Eric Cervini, autor do livro de história indicado ao Prêmio Pulitzer The Deviant's War: The Homosexual vs. the United States of America (A Guerra dos Desviados: Os Homossexuais X os Estados Unidos da América, em tradução livre).

Antes da entrada de RuPaul na empresa, na qual ele desempenha o papel de diretor de criação, o foco era em livros escritos por pessoas LGBTQIA+. Agora ela vende livros de todos os tipos de autores e oferece aos autores uma parte dos lucros obtidos com as vendas de livros no site.

Iniciativa de distribuir livros faz parte de ação de livraia online cofundada por RuPaul
Iniciativa de distribuir livros faz parte de ação de livraia online cofundada por RuPaul
Foto: Divulgação/Allstora / Estadão

O trio criou, então, o Rainbow Book Bus (Ônibus Dos Livros do Arco-íris, em tradução livre). Trata-se de um tradicional ônibus escolar americano, de quase sete metros, que vai viajar por estados como Alabama, Flórida e Louisiana. Nestes lugares há legislações que tentam banir de escolas e bibliotecas livros considerados indesejados por grupos conservadores e religiosos.

Enquanto crescem esses esforços de remoção de livros nos EUA, algumas bibliotecas chegaram a receber ameaças de bomba e até foram fechadas. Os shows de drags e acesso à assistência médica para pessoas transgênero também são alvo desses grupos.

"Eu não era muito bom na escola, mas lia livros e assistia à televisão, e essas são as maneiras pelas quais consegui encontrar meu caminho neste grande mundo", disse RuPaul ao jornal americano. Ele considera que a nova livraria preenche uma lacuna importante, especialmente "nesses dias estranhos em que estamos vivendo".

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Publicidade