‘Quarteto Fantástico’ foi lançado em Paris em prédio criado por brasileiro para comunistas
Autor do edifício futurista que lembra Brasília, Oscar Niemeyer serviu também de inspiração para cenários do filme
Em entrevistas, o diretor Matt Shakman revelou que o estilo arquitetônico de Oscar Niemeyer foi a fonte de pesquisa para a concepção de alguns cenários de ‘Quarteto Fantástico: Primeiros Passos’. Entre eles, o Edifício Baxter, QG dos super-heróis.
Não por coincidência, a produção da Marvel escolheu um lugar icônico para lançar o longa em Paris: a sede do Partido Comunista francês, chamada Espace Niemeyer em homenagem ao brasileiro que a projetou na década de 1960. Ele foi um comunista de carteirinha até o fim da vida aos 104 anos.
A construção no 19° arrondissement, zona norte parisiense, onde poucos turistas vão, possui referências facilmente identificáveis: a cúpula deitada semelhante à do Congresso Nacional e o prédio principal em curva sinuosa que lembra o do Tribunal Superior Eleitoral e o Edifício Copan de São Paulo.
A coletiva de imprensa com o elenco de ‘Quarteto Fantástico’ aconteceu no grande plenário, chamado de ‘La Coupole’, com ripas de alumínio do chão ao teto gerando um impressionante efeito de iluminação. Parece o interior de uma nave espacial.
O vídeo abaixo mostra a chegada dos atores, a multidão de fãs e repórteres, os ambientes do Espace Niemeyer decorados com a identidade visual do ‘Quarteto Fantástico’ e o evento no plenário futurista.