PUBLICIDADE

Pilar Bardem (1939-2021)

18 jul 2021 16h03
ver comentários
Publicidade
Foto: Divulgação/Disney / Pipoca Moderna

A atriz espanhola Pilar Bardem, mãe do astro Javier Bardem, morreu no sábado (17/7) aos 82 anos, anunciaram seus filhos nas redes sociais.

"Queremos compartilhar a notícia de que nossa mãe, nosso exemplo, faleceu. Partiu em paz, sem sofrer, e cercada pelo amor de seus entes", informaram Carlos, Mónica e Javier em nota publicada no Twitter de Carlos esta noite.

Nascida na cidade de Sevilha em 1939, Pilar era filha de um casal de atores e irmã do cineasta Juan Antonio Bardem.

Com uma carreira iniciada nos anos 1960, ela participou de dezenas de filmes, peças de teatros e séries, construindo uma carreira sólida na Espanha. Sua filmografia inclui trabalhos de alguns dos maiores cineastas espanhóis, como Pedro Almodóvar ("Carne Trêmula"), Julio Medem ("Vacas"), Bigas Lunas ("As Idades de Lulu") e do próprio irmão ("El Poder del Deseo").

Embora seja considerada uma especialista em comédias, ela atuou em todos os gêneros e venceu o Prêmio Goya de Melhor Atriz Coadjuvante pelo suspense "Ninguém Falará de Nós Quando Estivermos Mortos", de Agustín Díaz Yanes, em 1995.

Ela também era uma ativista reconhecida pelo envolvimento em causas solidárias e pela melhoria das condições do sindicato de atores.

"Ela nos deixa seu enorme legado no cinema, no teatro e na televisão. Mas a grande Pilar Bardem era, antes de tudo, uma defensora da igualdade, da liberdade e dos direitos de todas e todos", tuitou o chefe de governo espanhol, Pedro Sánchez.

Pilar Bardem teve três filhos e todos deram sequência à tradição de artes da família. O mais famoso deles, Javier, conquistou o Oscar por seu papel em "Onde os Fracos Não Têm Vez" (2007).

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Publicidade
Publicidade