PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Lendário artista da DC Comics revela ter câncer terminal

8 dez 2021 - 16h31
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Twitter/George Pérez / Pipoca Moderna

O lendário artista de quadrinhos George Pérez, que desenhou alguns dos maiores clássicos da DC Comics, como o crossover "Crise nas Infinitas Terras" e a reformulação dos "Novos Titãs", best-seller da editora, revelou nesta semana que tem de seis meses a um ano de vida, devido a um câncer de pâncreas em fase terminal. No anúncio em suas redes sociais, o artista de 67 anos também disse que planeja uma grande sessão final de autógrafos para se despedir dos fãs.

"É difícil acreditar que já se passaram quase três anos desde que anunciei formalmente minha aposentadoria da produção de quadrinhos devido à minha visão deficiente e outras enfermidades causadas, principalmente, por meu diabetes. Na época, fiquei lisonjeado com a quantidade de homenagens e depoimentos que meus fãs e colegas me deram", disse ele, em uma publicação feita em sua página no Facebook.

"As palavras gentis ditas nessas ocasiões foram tão emocionantes que eu costumava brincar que 'a única coisa que faltava nesses eventos era eu deitado em uma caixa'", continuou.

Mas o que pareceu piada antes, agora é encarada como tragédia. Isso porque, ao passar por uma cirurgia por obstrução do fígado no dia 29 de novembro, ele recebeu a confirmação de um câncer de pâncreas no estágio 3.

"É impossível de ser operado e minha expectativa de vida estimada é de seis meses a um ano. Me deram a opção de quimioterapia e radioterapia, mas depois de avaliar quanto dos meus dias restantes seriam consumidos por consultas médicas, tratamentos, internações hospitalares e ainda lidar com a burocracia, muitas vezes estressante e frustrante do sistema médico, optei por deixar a natureza seguir seu curso e aproveitarei o tempo que me resta o mais plenamente possível, com minha linda esposa de mais de 40 anos, minha família, amigos e meus fãs", afirmou ele.

Ele contou que, desde que recebeu o diagnóstico e prognóstico, tem recebido muito amor, apoio e ajuda, tanto prática quanto emocional, das pessoas mais próximas. "Eles me deram paz", contou o artista.

Perez disse que já deixou seus negócios em ordem e agora quer se despedir dos fãs. "Ainda posso assinar meu nome, e espero coordenar uma última sessão de autógrafos em massa para ajudar a tornar minha passagem um pouco mais fácil", confessou.

Ele também espera poder fazer uma última aparição pública para que possa ser fotografado com o maior número possível de fãs, com a condição de abraçar cada um deles. "Eu só quero ser capaz de dizer adeus com sorrisos e também com lágrimas", disse o quadrinista.

"Eu sei que muitos de vocês terão perguntas ou comentários para fazer, e em vez da especulação e da falta de comunicação bem-intencionada, potencialmente prejudicial, voltarei à arena da mídia social, iniciando uma nova conta no Facebook, onde fãs e amigos podem se comunicar comigo ou com meu representante para atualizações e esclarecimentos", acrescentou.

"É muito edificante saber que você levou uma vida boa, que trouxe alegria para tantas vidas e que deixará este mundo um lugar melhor porque fez parte dele", finalizou.

A parceria de Perez com o roteirista Marv Wolfman na década de 1980 é uma das mais famosas dos quadrinhos americanos e especialmente por "Crise nas Infinitas Terras" continua a influenciar histórias atuais. A trama clássica inspirou um crossover do Arrowverso na televisão. E sua revolução na antiga "Turma Titã" foi o ponto de partida da série "Titãs".

Perez também marcou os quadrinhos da "Mulher-Maravilha" e do "Superman", tanto como artista quanto como roteirista, criou a armadura agora tradicional do vilão Lex Luthor e também desenhou os "Vingadores", na Marvel. Sua última criação foi "Sirens", uma publicação independente da editora BOOM! Studios, lançada em 2014.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade