5 eventos ao vivo

Geovanna Tominaga segue carreira de celebrante de casamentos

Ex-apresentadora explica demora para divulgar carreira de celebrante de casamentos: ‘Temi que achassem que eu seria uma atração da festa’.

12 mai 2020
09h09
atualizado em 14/5/2020 às 11h00
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

Ex-apresentadora de programas como TV Globinho e Video ShowGeovanna Tominaga trabalha como celebrante de casamentos personalizados em paralelo à carreira que consolidou na televisão desde criança. A ‘Celebrando Amor’, empresa desenvolvida por ela, surgiu após frequentes convites de amigas para cerimônias mais informais, regadas a poesia sobre a história dos noivos e a rituais simbólicos, sempre explorando o dom da escrita e o talento de apresentação da amiga famosa.

O sonho de subir ao altar com o advogado Eduardo Duarte, somado aos pedidos das amigas, foi o estopim para que Geovanna tomasse coragem e colocasse em prática o que já sabia fazer desde novinha, quando escrevia carta para os namorados e brincava de fazer redação: falar de amor. Assim, consolidou o conceito da sua marca e desenvolve um trabalho sensível e exclusivo há quatro anos.

“Eu sou católica, eu cresci vendo casamentos em igreja. Para mim, o celebrante era um padre. Depois eu passei a ir a vários casamentos, comecei a ver outros tipos de cerimônia, inclusive vi uma feita por uma amiga dos noivos que tinha poesia. Era um outro clima. Aquilo me agradou e eu vi que queria algo parecido para o meu casamento. Quando uma amiga me convidou pela primeira vez para realizar a cerimônia dela, eu neguei. Ela acabou adiando o casamento, mas a ideia ficou. E aquela vontade de encontrar qual tipo de cerimônia eu queria para o meu casamento também. Até que um dia eu pensei: por que não?”, conta.

Em entrevista ao Terra, a artista confessa que a carreira paralela como celebrante não foi algo idealizado ou um sonho antigo da infância, surgiu gradativamente. “Não foi de uma hora para outra. Tudo na minha vida sempre foi um processo e eu não consigo ver exatamente um ponto nessa linha do tempo. Eu lancei oficialmente a minha empresa entre 2016 e 2017, mas antes disso eu celebrava casamentos informalmente para amigos e para amigos de amigos”, explica. 

De assistente de palco a celebrante de casamentos: a carreira de Geovanna Tominaga
De assistente de palco a celebrante de casamentos: a carreira de Geovanna Tominaga
Foto: Instagram/ Celebrando Amor / Reprodução

Além da responsabilidade de unir duas pessoas perante os amigos e familiares, Geovanna afirma que ficou receosa pelo que as pessoas iriam pensar dela, que é conhecida há bastante tempo pelo trabalho na TV, iniciado em 1992 como assistente de palco de Angélica na extinta TV Manchete. “Nunca fui criticada. Antes de lançar a minha empresa, eu fiquei com um pouco de receio sobre o que as pessoas iriam pensar. Temi que achassem que eu seria mais uma atração da festa. Por causa disso, comecei esse meu trabalho muito silenciosamente. Eu não falava, nem divulgava muito. Eu queria saber onde estava pisando, como que eu seria recebida. Posso dizer que nunca recebi comentário negativo ou crítica, muito pelo contrário. Quando as pessoas descobriam ou eu contava, era sempre uma surpresa muito agradável”, conta.

Para oferecer o serviço nas festas de casamento, a apresentadora nunca fez cursos profissionalizantes, mas uniu os conhecimentos que adquiriu graças ao trabalho na TV: entrevista, pesquisa, roteiro, escrita e apresentação. "Com a faculdade de jornalismo, com o exercício da profissão, eu acho que tudo o que um celebrante precisa em termos técnicos, eu já tinha expertise. Eu simplesmente deixei de falar sobre gastronomia, esporte, moda, celebridade e passei a falar sobre amor. Já era um universo que fazia parte de mim", garante. 

Hoje, tem um modelo que acredita preencher uma lacuna do mercado de festas. Não à toa, ensinará a quem deseja aprender mais sobre o mercado da celebração de casamentos em um workshop para formação de celebrantes, programa que inclui noções básicas para o trabalho, oratória e relacionamento com os noivos. A cerimônia realizada por ela é simbólica, ou seja, não tem nenhum valor legal, nem religioso. "Mas tem um valor afetuoso muito forte", defende Geovanna.

Ex-apresentadora do Vídeo Show e da TV Globinho, Geovanna Tominaga é celebrante de casamentos
Ex-apresentadora do Vídeo Show e da TV Globinho, Geovanna Tominaga é celebrante de casamentos
Foto: Instagram/ Celebrando Amor / Reprodução

O trabalho na Celebrando Amor consiste em recontar a história do noivos para os convidados no momento da festa de casamento. Antes do "grande dia", a celebrante faz ao menos três entrevistas com o casal para entender melhor a trajetória deles. A primeira delas acontece com os dois, e as outras são entrevistas individuais, para criar uma surpresa na hora da troca de alianças. Os noivos também podem escolher rituais que simbolizam a união das famílias utilizando areia, velas ou vinho. "Tudo isso para deixar mais visível o momento da união em uma cerimônia onde não há um padre oficializando ou um juiz de paz. O importante é que o que é feito tenha a ver com o casal. Tudo depende do astral deles e tudo conta a história". Como bônus, também há ajuda na redação dos votos, dos discursos dos padrinhos e cartas de agradecimento. 

Celebrando Amor na pandemia

O último casamento selado pela apresentadora aconteceu no dia 14 de março, no Rio de Janeiro, poucos dias antes de o estado decretar a pandemia e recomendar o isolamento social como uma medida de combate ao novo coronavírus. Todas as cerimônias posteriores foram remarcadas para o segundo semestre ou para 2021. 

A mexida na agenda da celebrante foi positiva para uma noiva que não tinha conseguido data com Geovanna Tominaga, mas tinha o desejo de ter a cerimônia realizada por ela. Assim, acabou conseguindo o encaixe para um casamento virtual com a fundadora da Celebrando Amor diretamente de sua casa, no Rio. Os noivos estarão em uma casa de praia em Santa Catarina. "Ela vai se casar no civil e vai fazer um casamento online. Só estará a mãe e pouquinhas pessoas para o jantar. Os amigos e familiares estarão participando pela internet. A gente só está pensando em como resolver wi-fi e iluminação. Mas eu topei na hora e já comecei a trabalhar na cerimônia dela. Vai ser diferente, mas vai ser muito legal". A festa virtual está marcada para o próximo dia 30 de maio.  

Geovanna Tominaga celebrante de casamentos.
Geovanna Tominaga celebrante de casamentos.
Foto: Instagram/ Celebrando Amor / Reprodução

 

 

Veja também:

Carol Francischini treina na varanda de sua casa
Fonte: Equipe portal
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade