Script = https://s1.trrsf.com/update-1764790511/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fora da TV, ex-galã da Globo fez voto de pobreza e deu aula em presídios

Saiba por onde anda Eduardo Tornaghi, ator de relevância nos anos de 1970, que, agora, depende de doações dos seguidores

5 out 2025 - 12h21
(atualizado em 5/10/2025 às 04h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Eduardo Tornaghi, ator famoso nos anos 1970, vive no Leme, no Rio de Janeiro, dedica-se à poesia e promove atividades culturais após aderir ao "voto de pobreza" e se engajar em trabalhos sociais.
Eduardo Tornaghi: antes e depois
Eduardo Tornaghi: antes e depois
Foto: Reprodução | Instagram

O ator Eduardo Tornaghi, de 73 anos, fez bastante sucesso na televisão nos anos 1970. Afastado das novelas há quase 10 anos, ele aderiu ao "voto de pobreza" e, desde então, já fez de tudo: viajou pelo Brasil, deu aulas nas periferias e até em presídios.

Nascido no Rio de Janeiro, Eduardo Tornaghi começou sua carreira na televisão em 1973, quando atuou em João da Silva, produção da TV Rio, que posteriormente foi exibida na TV Globo. Foi protagonista de diversas produções importantes, como A Moreninha (1975), Vejo a Lua no Céu (1976), Sinhazinha Flô (1977) e Memórias de Amor (1979).

Seu último trabalho de destaque foi em 2016, quando fez uma participação em Rock Story. Desde então, o artista, que brilhou nos anos 1970, dedica-se a outras atividades.

Por onde anda Eduardo Tornaghi?

Eduardo Tornaghi: antes e depois
Eduardo Tornaghi: antes e depois
Foto: Reprodução | Instagram

Afastado das telas, atualmente, Eduardo Tornaghi reside no bairro do Leme, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Por lá, é figura conhecida. Nos últimos anos, após deixar a televisão, vem explorando seu lado poeta, promovendo encontros, leituras e recitais.

Para dar seguimento a esse trabalho, o ator pede ajuda a seus seguidores nas redes sociais. Ele costuma postar vídeos declamando poesias e divulgar o seu Pix nas legendas. "Alimente a fonte: peças, oficinas, livros. In loco ou na rede", escreveu em uma das postagens.

Tornaghi pede ajuda de seus seguidores porque, há alguns anos, fez uma espécie de "voto de pobreza". Segundo ele, vendeu tudo o que tinha para se dedicar ao propósito de ajudar o próximo. Nessa jornada, o ex-ator aventurou-se e, segundo suas próprias palavras, teve a oportunidade de lecionar em periferias e até em presídios.

"Minha opção foi ter uma rotina simples, viver em paz com minha consciência. Lembro que, quando decidi sair [da Globo], pensei: ‘Tenho bom carro, apartamento, como vou manter o padrão?’. Preferi acreditar no que buscava, vendi tudo e viajei pelo Brasil, dando aulas nas periferias, em presídios, para meninos de rua. Eu me orgulho de ter tomado essa atitude", contou ele ao Extra, em 2014.

Fonte: Portal Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade