Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Fernanda Torres participa de manifestação no Rio e usa o filme 'Ainda Estou Aqui' em discurso

Fernanda Torres participou de ato contra o PL da Dosimetria no Rio de Janeiro neste domingo, 14

15 dez 2025 - 12h15
Compartilhar
Exibir comentários

O ato contra o Projeto de Lei da Dosimetria neste domingo, 14, no Rio de Janeiro, convocado pelo cantor Caetano Veloso, teve como destaque a presença da atriz Fernanda Torres. Reunida na orla de Copacabana, a atriz discursou e criticou abertamente a proposta de flexibilização das penas para crimes contra o Estado Democrático de Direito.

Fernanda Torres participa de manifestação no Rio
Fernanda Torres participa de manifestação no Rio
Foto: Reprodução/Instagram Mídia Ninja / Contigo

A mobilização carioca, que atraiu milhares de pessoas ao longo da tarde, contou com um carro de som montado próximo ao Posto 5. Em sua fala, Fernanda Torres abordou temas como a defesa ambiental, os direitos das mulheres e a democracia, cobrando responsabilidade do Congresso por "não legislar em causa própria". A atriz também utilizou frases de seu premiado filme, 'Ainda Estou Aqui', pelo qual ganhou o Globo de Ouro de 2025 de "Melhor Atriz", transformando o título da obra em palavra de ordem.

O evento no Rio foi conduzido por um trio elétrico e contou ainda com apresentações musicais e participações de peso, incluindo Gilberto Gil, Chico Buarque, Lenine, Emicida, Duda Beat, Fernanda Abreu e Xamã, além do próprio Caetano Veloso.

O Projeto de Lei da Dosimetria

O protesto do domingo integrou uma agenda nacional de mobilizações iniciada após a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados. A proposta altera os critérios de progressão de pena e é duramente criticada por, supostamente, poder beneficiar condenados por participação na tentativa de golpe de Estado, incluindo aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O Projeto de Lei da Dosimetria, já aprovado pela Câmara, segue agora para análise no Senado Federal, onde será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Os atos não aconteceram apenas no Rio de Janeiro, espalhando-se por grandes cidades como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Florianópolis, Natal, João Pessoa, Manaus e Porto Alegre.

Em diversas dessas manifestações, as pautas iam além do PL da Dosimetria. Os manifestantes também levantaram bandeiras contra a escala de trabalho 6x1, o marco temporal para demarcação de terras indígenas e o avanço da violência contra mulheres.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Mídia NINJA (@midianinja)

Contigo Contigo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade