Doença que levou Isadora Cruz ao hospital durante gravações de 'Guerreiros do Sol' pode causar falência dos rins; médica explica
Isadora Cruz sofreu com quadro de pielonefrite aguda em meio às gravações, que ocorreram há dois anos.
Um dos principais destaques da novela "Guerreiros do Sol", exibida no Globoplay, a atriz Isadora Cruz foi internada com quadro de pielonefrite aguda em meio às gravações, que ocorreram há dois anos. Em recente entrevista ao jornal O Globo, a estrela atribuiu a doença à intensidade das cenas no folhetim.
"Meu corpo estava sentindo como se eu estivesse num campo de batalha, vivendo numa guerra, porque eu estava o tempo inteiro perdendo pessoas, vivendo lutos e matando gente. Mesmo que o sangue fosse de mentira, a emoção era real. Então, acabou que a bactéria subiu para o rim", disse Isadora.
A pielonefrite é uma doença inflamatória infecciosa, que, muitas vezes, é causada por bactérias que sobem da bexiga para os rins. "Ela acomete o parênquima renal, onde se localizam as estruturas funcionais produtoras de urina, e a pelve renal, porção dilatada do rim. A bactéria penetra no organismo pela uretra, alcança a bexiga, sobe pelos ureteres e se instala em um ou nos dois rins, comprometendo seu funcionamento", afirma a Dra. Caroline Reigada, médica nefrologista e especialista em Medicina Interna, em nota enviada à imprensa.
A pielonefrite pode ser aguda, quando surge sem maiores explicações prévias, ou crônica, quando está relacionada a causas subjacentes como diabetes ou cálculos coraliformes. "Quem tem sistema imunológico debilitado, refluxo vesicuretral (retorno de pequenas quantidades de urina da bexiga urinária para os ureteres e para os rins) e diabetes, rins policísticos, cistit...
Matérias relacionadas
Médico explica se rinoplastia pode curar doença que levou Patrícia Poeta a fazer cirurgia