Script = https://s1.trrsf.com/update-1751565915/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Caso Matthew Perry: por que médico irá se declarar culpado pela morte do ator?

Outro médico envolvido no caso se declarou culpado em outubro por fornecer droga ao ator

18 jun 2025 - 10h55
(atualizado às 11h09)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
O médico Salvador Plasencia se declarará culpado pela distribuição de cetamina ao ator Matthew Perry, cuja morte foi causada por overdose acidental; cinco pessoas estão sendo processadas no caso.
O ator Matthew Perry em 15 de março de 2017 em Beverly Hills, Califórnia.
O ator Matthew Perry em 15 de março de 2017 em Beverly Hills, Califórnia.
Foto: Jason LaVeris/FilmMagic/Getty Images

A morte de Matthew Perry teve novos desdobramentos na Justiça na segunda-feira, 16, quando o médico apontado como fornecedor de cetamina ao ator afirmou ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos que irá se declarar culpado. As informações são da agência AFP.

Segundo a Justiça, Salvador Plasencia irá assumir a responsabilidade por quatro acusações de distribuição da droga, o que pode resultar em uma pena máxima de 40 anos de prisão federal.

O outro médico envolvido no caso, Mark Chavez, se declarou culpado em outubro de 2024 por conspirar para distribuir a droga sintética ao ator semanas antes dele ser encontrado morto em casa, em Los Angeles. Plasencia é o principal médico processado no caso, e planeja assumir a culpa nas próximas semanas por distribuir a droga, segundo informou a promotoria em um comunicado.

Plasencia é acusado de ter papel central na morte de Matthew Perry, apesar de não ter fornecido a droga que matou o ator. Segundo os promotores, o médico se aproveitou do artista doente.

“Me pergunto quanto esse idiota vai pagar”, escreveu Plasencia em setembro de 2023, em uma mensagem de texto recuperada pelos investigadores.

O acordo de confissão, assinado na segunda-feira, destaca que Plasencia recebia a droga de Chavez e ia pessoalmente à casa de Perry para injetar cetamina nele, ou entregá-la ao assistente do ator.

Um total de 20 frascos de cetamina foi distribuído pelo médico ao ator em 15 dias em 2023, segundo a promotoria. Eles custavam cerca de US$ 12 para os médicos envolvidos, mas eram vendidos a Perry por US$ 2.000.

A morte de Matthew Perry

Matthew Perry foi encontrado insconsciente em uma banheira de hidromassagem em sua casa, em Los Angeles, no dia 28 de outubro de 2023. O laudo apontou que a morte foi causada por uma overdose acidental de cetamina.

Cinco suspeitos estão sendo processados por envolvimento na morte do ator. Eles são os médicos Plasencia e Chavez, Jasveen Sangha, uma traficante de drogas conhecida em Hollywood como “rainha da cetamina”. Ela foi responsável por vender o frasco da droga que matou o ator, mas se declarou inocente, e deve enfrentar prisão perpétua. O assistente de Perry, Kenneth Iwamasa, e um intermediário, Eric Fleming, se declararam culpados.

Matthew Perry marcou uma geração interpretando Chandler Bing no seriado de comédia Friends. Por anos ele lutou contra vícios em drogas, e foi encontrado morto em uma banheira de hidromassagem, em sua casa, no ano passado.

A autópsia determinou que ele morreu devido aos “efeitos agudos da cetamina”, uma substância controlada que o ator, que estava em recuperação do vício, tomava como parte de uma terapia supervisionada. No entanto, o anestésico também é usado com fins recreativos, e Perry voltou a usá-lo de forma descontrolada em 2023. A recaída o levou a ter um contato maior com traficantes e médicos “sem escrúpulos”, segundo a investigação.

Nos documentos apresentados ao tribunal federal da Califórnia, promotores afirmam que o assistente de Perry e um conhecido haviam colaborado com dois médicos e um traficante de drogas para comprar dezenas de milhares de dólares em cetamina para Perry.

(*Com informações da AFP)

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade