"Uma história global": Diretor defende criadores de O Problema dos 3 Corpos contra acusações de apropriação cultural
O Problema dos 3 Corpos, série produzida pela Netflix, dos mesmos criadores de Game of Thrones, estreia em breve na plataforma.
O Problema dos 3 Corpos, a mais nova superprodução de ficção científica original Netflix, já tem data para chegar à plataforma. Baseada na trilogia de livros com o mesmo título, do autor chinês Cixin Liu, a série comandada pelos criadores de Game of Thrones - David Benioff e DB Weiss - se passa na China em meio à sua Revolução Cultural, ao final dos anos de 1960. E é sempre muito arriscado para uma produção de Hollywood, mudar uma história asiática para uma perspectiva "ocidental".
Uma das maiores mudanças criativas de O Problema dos 3 Corpos da Netflix, é a tentativa de ser agora uma "história global": a primeira temporada se passa principalmente no Reino Unido, com sequências na China, Panamá e Estados Unidos. Além disso, a produção é estrelada por um elenco internacional, incluindo Eiza González, Rosalind Chao, Alex Sharp e Jovan Adepo.
Se antecipando aos comentários inevitáveis sobre uma possível apropriação cultural, o diretor Derek Tsang - natural de Hong Kong - que dirigiu os dois primeiros episódios da temporada, defendeu a adaptação em inglês, e sobretudo, o trabalho da dupla David Benioff e DB Weiss, ao The Hollywood Reporter:
Não é uma leitura fácil e dou muito crédito a David e Dan por torná-la mais acessível. Eles também queriam ser o mais autêntico possível, e não há como eu sentir que eles estavam se apropriando de nossa cultura
Na trama, com um grupo de astrofísicos, militares e engenheiros que decidem realizar um projeto para se comun…
Criadores de Game of Thrones tentaram fazer um novo Star Wars - mas o que deu errado?