Uma das frases mais famosas da história ocidental foi improvisada: Não foi dita por Clint Eastwood, mas por outro ícone
Esse filme é um marco absoluto do western, repleto de cenas memoráveis, mas o que pouca gente sabe é que uma delas nasceu de pura improvisação!
Sergio Leone dirigiu o que muitos consideram a melhor trilogia de western da história do cinema, estrelada por um rosto inesquecível: Clint Eastwood.
Em Por um Punhado de Dólares, o protagonismo era todo do astro. Já em Por Uns Dólares a Mais, Eastwood dividiu o Velho Oeste com Lee Van Cleef. Mas foi em Três Homens em Conflito (o último e mais longo filme da Trilogia do Dólar) que o "Perseguidor Implacável" teve que compartilhar a tela com outros dois grandes nomes.
Fiel ao título internacional (The Good, the Bad and the Ugly), Eastwood interpretou o Mocinho, Van Cleef viveu o vilão Sentenza, e Eli Wallach roubou a cena como Tuco - o famoso "Feio".
O improvável herói da improvisação
Embora Eastwood seja o primeiro nome que vem à mente quando se pensa na trilogia, Wallach, com seu bandido e falas afiadas, foi essencial para transformar o filme em um clássico. Sua espontaneidade e talento para improvisar renderam algumas das cenas mais icônicas do western spaghetti!
Tudo começou quando Leone, impressionado com as atuações de Wallach em Sete Homens e um Destino e A Conquista do Oeste (no original, How the West Was Won), resolveu convidá-lo para o projeto. Em uma entrevista ao historiador Christopher Frayling (via AlloCiné), Wallach relembrou:
"Meu agente me ligou em Los…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Esse ator quase morreu três vezes filmando um dos maiores clássicos do gênero faroeste