PUBLICIDADE

Xógum | O que esperar do épico japonês do Star+ e Disney+

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão estreia em 27 de fevereiro no Disney+ e Star+ para mostrar o início de uma guerra civil que mudaria a história do país

23 fev 2024 - 21h06
(atualizado em 25/2/2024 às 10h54)
Compartilhar
Exibir comentários

O começo de uma guerra civil que mudaria a história de um país é o ensejo de Xógum: A Gloriosa Saga do Japão. A série exclusiva dos serviços de streaming Disney+ e Star+ estreia na terça-feira (27) com seus dois primeiros episódios; depois, um novo capítulo será lançado a cada terça-feira — e tudo isso com a promessa de entregar um verdadeiro épico oriental.

Foto: Divulgação/FX Networks / Canaltech

Apesar de ser uma série produzida nos Estados Unidos, o elenco é predominantemente japonês, encabeçado por Hiroyuki Sanada (John Wick 4: Baba Yaga), que também atua como produtor. Ele é Yoshii Toranaga, um nobre e senhor da guerra da região de Kanto, onde hoje fica a capital, Tóquio.

Apesar de sua reputação, ele parece estar perdendo a guerra contra seus inimigos do Conselho de Regentes. A descoberta de um navio europeu abandonado, porém, tem o potencial para mudar as coisas, enquanto o conhecimento de Toranaga sobre estratégia militar segue como uma forte vantagem a seu favor.

História de Xógum é baseada em livro

A série do Star+ e Disney+ é baseada no romance de mesmo nome, lançado em 1975 pelo autor e cineasta James Clavell. Sua experiência na Real Artilharia Britânica e o tempo que passou como prisioneiro de guerra em Java, na Indonésia, influenciou toda sua obra, focada na cultura e história asiáticas.

A série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é baseada no livro de mesmo nome, best-seller lançado em 1975 por James Clavell (Imagem: Divulgação/FX Networks e Editora Arqueiro)
A série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é baseada no livro de mesmo nome, best-seller lançado em 1975 por James Clavell (Imagem: Divulgação/FX Networks e Editora Arqueiro)
Foto: Canaltech

Xógum, aliás, é seu trabalho mais famoso, com a série que estreia em fevereiro sendo, inclusive, a segunda adaptação da obra. Em 1980, Shögun foi ao ar pelo canal americano NBC como uma minissérie de cinco capítulos, com Toshiro Mifune (Os Sete Samurais) no papel de Toranaga, acompanhado de Richard Chamberlain (Dr. Kildare) e John Rhys-Davies, o Gimli da trilogia O Senhor dos Aneis.

A história se passa em 1600 e mostra os momentos que anteceram a Batalha de Sekigahara, também conhecida como "A Divisão do Reino". Foi nela que Tokugawa Ieyasu se tornou o primeiro xogum, que comandava o exército japonês durante períodos de guerra. A figura política, às vezes mais poderosa que o próprio Imperador, perdurou durante mais de dois séculos, até que a Restauração Meiji trouxe o monarca de volta ao centro do poder.

Quem está no elenco de Xógum?

O personagem de Sanada, Yoshii Toranaga, é a figura fictícia que, em Xógum, faz referência ao homem que iniciou o xogunato. Nesse mergulho pela história do Japão Feudal, ele entra em conflito com o marinheiro inglês John Blackthorne (Cosmo Jarvis), o comandante do navio naufragado em uma vila de pescadores no litoral do país.

Em meio ao conflito, também estão Lady Toda Mariko (Anna Sawai), uma nobre que fala inglês e japonês, que tenta provar sua fidelidade a Toranaga enquanto firma sua posição, e Ishido Kazunari. Interpretado por Takehiro Hira (Lost Girls & Love Hotels), ele é membro do Conselho dos Regentes e luta para minar a posição de poder do protagonista.

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão foi criada por Rachel Kondo (Girl of Few Seasons) e Justin Marks (Mogli: O Menino Lobo). São 10 capítulos que, como dito, vão ao ar no Disney+ e Star+ semanalmente após a estreia do episódio duplo, no dia 27 de fevereiro.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade