PUBLICIDADE

Homem-Aranha | O maior mistério do desenho segue sem resposta

Como o desenho, que chegou a influenciar a ideia do Aranhaverso, tem um mistério intocado até os dias de hoje pela Marvel

23 fev 2024 - 20h00
(atualizado em 24/2/2024 às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários

A estreia de X-Men '97, continuação da animação dos mutantes da década de 90, mostra uma vontade do Marvel Studios de revisitar seu passado. No primeiro trailer do desenho, existem easter eggs sobre o Homem-Aranha, o que despertou a lembrança sobre a clássica animação do Cabeça de Teia também lançada nesta época e que, três décadas depois, ainda tem um de seus maiores mistérios sem resposta.

Foto: Reprodução/Disney / Canaltech

Nos anos 1990, tanto a série dos X-Men quanto a do Homem-Aranha ajudaram a uma nova geração a conhecer os personagens fora dos gibis. A animação do Aranha adaptava vários arcos dos quadrinhos, apresentando personagens como Duende Verde, Doutor Octopus e Venom, além de trazer participações especiais dos mutantes, Demolidor e Justiceiro.

Além dessa fidelidade razoável com as HQs, o fato de o desenho ter sido reprisado por muito tempo na TV ajudou a consolidar a imagem daquele Peter Parker como a versão definita do herói — ou, pelo menos, aquela que boa parte do público mais tinha um apego emocional. Por isso mesmo, quando a animação encerrou em sua quinta temporada, depois de 65 episódios, muita gente sentiu falta de um fechamento decente para algumas tramas.

Sofrendo como poucos

O Homem-Aranha é um sofredor nato em qualquer mídia em que ele aparece, e lógico que a série animada não poderia ser diferente. No décimo quarto episódio da terceira temporada, chamado Ponto de Retorno, Peter Parker está prestes a abandonar sua vida de herói já que tem tudo o que sempre quis, inclusive o amor de Mary Jane Watson.

Ele conversa sobre isso com a Madame Teia, que vem tentando prepará-lo para uma grande batalha no futuro. Ele parece seguir a sua vida, apenas para o Duende Verde retornar e sequestrar a sua amada, buscando vingança.

Em sua tentativa de salvar Mary Jane, o Duende a joga para a sua morte, mas o Aranha não vê que ela caiu em um portal para outra dimensão. Isso fez com que ele passasse um bom tempo acreditando na morte de sua namorada.

Quando ela retorna alguns episódios depois, finalmente o Homem-Aranha parece ter um momento de alegria. Os dois se casam, em um episódio bastante similar ao acontecimento dos quadrinhos.

Só que não é à toa que o personagem tem a famigerada Sorte dos Parker, quando tudo parece que deu certo para ele e desanda logo em seguida, já que ele descobre que casou com um clone criado pelo vilão Homem-Hídrico. Mais uma vez, Peter perdeu a sua amada, que segue perdida em outra dimensão.

O primeiro Aranhaverso

Depois de adaptar a história das Guerras Secretas, em que o Aranha se junta a outros heróis contra o Doutor Destino, o Beyonder revela que o Homem-Aranha tem uma outra grande missão para salvar o multiverso.

É então que ele se junta a outras versões de diferentes dimensões, como o Aranha Escarlate e o Aranha de Ferro dos anos 90, para combater um Homem-Aranha que se juntou ao simbionte do Carnage.

Após resolver todos os problemas, com direito a levar uma versão que, na verdade, era um ator e conhecer o Stan Lee, o Homem-Aranha que conhecem parecia pronto para voltar para casa, quando encontra a Madame Teia. Cassandra Webb revela que precisa levar Peter Parker para mais um lugar, o local onde Mary Jane Watson está. Os fãs se empolgaram com a ideia de finalmente saber o que aconteceu com MJ.

Só que, replicando a sorte completamente estragada de Parker, a série acabou com esse episódio. Desde janeiro de 1998, ninguém sabe para onde Mary Jane Watson se foi.

A dúvida é tamanha que, em 2004, ao gravar uma música para a trilha sonora de Homem-Aranha 2, a banda brasileira Jota Quest colocou a pergunta "Onde estará Mary Jane?" na letra. Essa é uma questão que não faz sentido algum para o filme — assim como o Jota Quest fazer uma música para o filme e eu lembrar dela.

Muitos fãs acreditavam que com Homem-Aranha: Através do Aranhaverso, poderíamos ver essa versão do herói e uma certa resolução para sua história com Mary Jane, mas todos ficaram só na vontade.

Com o lançamento de X-Men '97, existe uma esperança de que o Marvel Studios resolva encarar um Homem-Aranha '98, dando continuidade à história. Será que um dia os fãs e o Jota Quest finalmente saberão onde estará a Mary Jane?

O desenho do Homem-Aranha está disponível na Disney+.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade