PUBLICIDADE

Disney recria Marvel Television para produzir séries live-action

Mudança visa facilitar o acesso ao universo Marvel, permitindo que espectadores acompanhem produções de forma independente dos filmes

19 mai 2024 - 23h23
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Divulgação/Netflix / Pipoca Moderna

A Disney desfez uma mudança radical que foi responsável por encerrar todas as séries da Marvel. A Marvel Television está de volta, e seu logotipo poderá ser visto em todas as novos produções da Disney+, como "Agatha All Along", "Daredevil: Born Again" e "Ironheart".

Brad Winderbaum, chefe de TV, streaming e animação da Marvel Studios, explicou em entrevista recente que essa mudança visa separar produções de cinema e streaming, para ajudar os espectadores a entenderem as tramas sem precisarem assistir a todos os filmes do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel).

"Queremos garantir que a Marvel continue sendo uma porta aberta para que as pessoas possam entrar e explorar", afirmou Winderbaum ao Comic Book. "Após 'Vingadores: Ultimato', havia uma obrigação de assistir a tudo para entender qualquer coisa."

Rebranding e independência

Winderbaum destacou que, como nos quadrinhos, os espectadores podem encontrar algo de que gostem e usar isso como ponto de entrada no universo. "As séries são projetadas para que você possa entrar, encontrar algo que goste e usar isso para explorar o universo, seguindo suas próprias preferências."

Apesar de todas as séries ainda fazerem parte do MCU, os espectadores não precisarão assistir a uma produção para entender outra. "Parte do rebranding da Marvel Studios, Marvel Television, Marvel Animation e até Marvel Spotlight é dizer ao público que pode entrar em qualquer lugar. As produções são interconectadas, mas não necessariamente. Você pode seguir sua preferência e encontrar o que deseja dentro do universo Marvel", explicou Winderbaum.

O cancelamento original da Marvel Television

A Marvel Television era o selo dos lançamentos originais das séries da Marvel, como "Agentes da SHIELD" e "Demolidor". Entretanto, as produções tinham pouca ou quase nenhuma ligação com os filmes e a qualidade dos conteúdos variava muito. O fiasco de crítica e público de "Inumanos" levou a uma intervenção da Disney, que na época planejava lançar sua plataforma de streaming, a Disney+, com séries da Marvel do nível dos filmes feitos por Kevin Feige, diretor criativo do Marvel Studios.

Após uma reorganização em 2019, que colocou a produção de séries sob o comando do Marvel Studios, junto com os filmes, a guilhotina caiu sobre todas as cabeças da Marvel Television.

De uma hora para outra, profissionais ficaram desempregados, produções em desenvolvimento foram paralisadas e as séries que estavam no ar canceladas. Conteúdos prontos e inéditos foram despejados no streaming e dispensados sem renovação. E tudo isso aconteceu em meio à briga da Disney por suas propriedades exibidas na Netflix.

Foi uma implosão grandiosa, que culminou no cancelamento de todas as séries produzidas pela antiga divisão, incluindo a versão original de "Demolidor", "Jessica Jones", "Luke Cage", "Punho de Ferro", "Justiceiro", "Manto e Adaga", "Os Fugitivos da Marvel", "Agentes da SHIELD" e "Hellstrom" - que foi lançada no meio do furacão e sem poder se valer das críticas positivas para continuar no ar.

A reviravolta

O sucesso inicial da Disney+ com "WandaVision", "Falcão e o Soldado Invernal", "Loki" e "Gavião Arqueiro", todas conectadas a "Vingadores: Ultimato", parecia indicar que a decisão tinha sido correta. Entretanto, a audiência desabou quando o estúdio começou a lançar atrações centradas em personagens novos. Para piorar, o Marvel Studios negligenciou os filmes, que, ao contrário do desejado, viraram complementos das séries, resultado em fracassos de bilheteria.

Agora, a Disney decidiu desfazer o equívoco. A iniciativa coincide ainda com a recuperação de uma série perdida pelo equívoco burocrático, "Demolidor".

"Agatha All Along", que estreia em 18 de setembro, será a primeira série produzida pela nova Marvel Television.

Pipoca Moderna Pipoca Moderna
Compartilhar
Publicidade
Publicidade