PUBLICIDADE

As Five: o que esperar da última temporada da série brasileira?

A última temporada de As Five chega no dia 1º de março, dando a chance do público se despedir dessas personagens que agora estão mais maduras

28 fev 2024 - 14h30
(atualizado às 17h43)
Compartilhar
Exibir comentários

Prepare o coração para se despedir de Lica, Keyla, Tina, Ellen e Benê! A última temporada de As Five, spin-off de Malhação - Viva a Diferença, estreia no Globoplay no dia 1º de março, encerrando uma história que começou em 2017. E, nos novos capítulos, as cinco amigas estarão mais maduras e terão que lidar com os desafios profissionais, ao mesmo tempo que repensam o rumo que a amizade delas irá tomar.

Foto: Globoplay / Canaltech

Recheada de cenas de drama, romance e até uma pitada de ação, a última temporada tem tudo para arrebatar de vez o coração do público que tem acompanhado essa história até agora. Intérprete de Tina, a atriz Ana Hikari comentou sobre o que os espectadores podem esperar dos capítulos finais.

"Eles podem esperar novas questões bem desafiadoras e cada vez mais conflitos pessoais. Mas sempre, também, o encontro entre elas cinco, se apoiando para superar essas questões."

Os desafios de Tina

E, por falar em desafios, um dos principais problemas enfrentados pelas garotas será tentar ajudar Tina a tratar o seu alcoolismo. A DJ que sempre foi alto astral e animada, começa a perceber que sua relação com o álcool está saindo do controle. Por sorte, ela tem ao seu lado Glauber (Elzio Vieira), seu novo namorado que foi ex-funcionário do seu pai e agora trabalha junto dela e de Keyla (Gabriela Medvedovsky) na casa de shows Ladeira das Mina.

Com o incentivo dele, Tina começa a frequentar os Alcoólicos Anônimos mesmo sem levar muito a sério, de início, os princípios daqueles encontros. Apesar disso, sua compulsão faz com que ela não consiga se dedicar muito aos negócios, o que acaba desapontando Keyla.

Na terceira temporada de As Five, Tina terá que enfrentar o alcoolismo. (Divulgação/Globoplay)
Na terceira temporada de As Five, Tina terá que enfrentar o alcoolismo. (Divulgação/Globoplay)
Foto: Canaltech

Hiraki comentou como se preparou para viver essa nova fase da sua personagem e a responsabilidade de não estigmatizar uma pessoa vítima de dependência química.

"A Tina me ensinou a amadurecer como atriz. Nós crescemos com as personagens, e esse foi um dos presentes mais valiosos que recebi nesses sete anos. O desafio foi tratar desse assunto de maneira responsável, porque pessoas com dependência química são super estigmatizadas na nossa sociedade. Então, eu fui estudar muito, fui buscar informação, conversei com pessoas que passaram por reabilitações, grupos de apoio. Eu não esperava encontrar nesses grupos a quantidade de amor que eu vi lá, e eu quis trazer isso para a Tina. A relação dela com o Glauber é pelo amor, pelo cuidado."

'Bom Dia, Verônica': 10 séries brasileiras que bombam no exterior 'Bom Dia, Verônica': 10 séries brasileiras que bombam no exterior

Cantora ou empresária?

Voltando a falar da relação de Tina com Keyla, vale lembrar que a mais trabalhadora de todas as amigas também terá seus dilemas pessoais para resolver. Keyla sempre sonhou em ser cantora, mas depois de anos vendo que sua carreira não decola, começa a desanimar um pouco. Enquanto isso, ela se sai bem como empresária tocando o Ladeira das Mina na ausência de Tina, o que desperta a ideia de que pode se enveredar de vez nessa profissão.

O problema é que seu amigo Miguel (Marcos Oli) finalmente está fazendo sucesso com o seu show de drag queen, o que faz Keyla se questionar se desistiu fácil demais da vida artística. Pelo menos no quesito relacionamento amoroso, ela finalmente está bem. Namorando Edu (Samuel de Assis), ela vive um relacionamento saudável, algo raro em sua vida.

"Acho essa relação muito legal, porque é madura. O Edu traz para a Keyla essa maturidade, essa sensação de que as coisas vão se acalmando. Ele traz tranquilidade e centro pra ela, e isso é muito legal. Claro que eles vão se deparar com questões, mas pela primeira vez a Keyla tem a experiência de um relacionamento saudável, e isso é algo muito bom de se ver dentro da dramaturgia, um relacionamento onde existe uma vontade de construir juntos e de aprender com os pontos positivos e negativos do outro. Eu amo Keyla e Edu!", garante Gabriela

Keyla se descobre uma boa empresária na terceira temporada de As Five. (Divulgação/Globoplay)
Keyla se descobre uma boa empresária na terceira temporada de As Five. (Divulgação/Globoplay)
Foto: Canaltech

Ainda falando em relacionamentos interpessoais, tanto a Keyla quanto as outras meninas tentarão lidar com o alcoolismo da Tina. Sobre isso, Gabriela comentou que acredita que a personagem se sentirá culpada.

"Acho que ela se sente um pouco culpada. Primeiro por não ter percebido antes, já que ela era uma das que mais estavam presentes na vida da Tina, e também por ser responsável por possíveis gatilhos, afinal de contas elas abrem esse negócio que é um lugar propício para atrapalhar o processo de recuperação da amiga, porque ali acontecem as oportunidades perfeitas para engatilhar e fazer com que ela volte para os padrões de comportamento do alcoolismo. Então a Keyla fica nesse lugar de culpa, mas ao mesmo tempo entende que a responsabilidade não é dela, porque ela não sabia. Mas ela pensa "puxa, se eu soubesse eu teria feito muitas coisas diferentes, teria tentado te proteger". 

Dona Benê e seus dois maridos

Se por um lado Keyla está com a vida amorosa resolvida, por outro Benê (Daphne Bozaski) está num impasse sobre seus rumos profissionais e amorosos. Guto (Bruno Gadiol), seu primeiro ex-namorado, reaparece oferecendo-lhe uma oportunidade de trabalhar numa agência de publicidade, criando jingles para campanhas. A princípio, a oferta parece boa, mas seu processo criativo é orgânico, e ela acaba sofrendo com a pressão da empresa.

Nem (Thales Cabral), por sua vez, mantém um projeto artístico com Thelma (Tati Ang), e ambos convidam Benê para participar. Ela se vê diante de dois ex-namorados, cada um oferecendo rumos diferentes, em meio a cobrança por uma decisão e o objetivo de comprar um novo piano.

Em As Five, Benê se divide entre seus dois amores e tenta se encontrar profissionalmente. (Divulgação/Globoplay)
Em As Five, Benê se divide entre seus dois amores e tenta se encontrar profissionalmente. (Divulgação/Globoplay)
Foto: Canaltech

Dar vida a essa personagem não foi uma tarefa fácil para Daphne, que comentou sobre os novos desafios de Benê na última temporada.

"Falar de uma pessoa que está dentro do espectro autista é difícil. Dessa vez veremos a Benê buscando uma profissão, interagindo com pessoas não autistas, bem dentro da sociedade, e fora das caixinhas que a deixavam segura; o Guto, a mãe, as amigas... "

O amadurecimento de Lica

Tida como a mais irresponsável do grupo, parece que Lica (Manoela Aliperti) finalmente irá desistir de brincar de jornalista e enfrentará os problemas da sua vida de frente. Após testemunhar o episódio de racismo vivido por Ellen (Heslaine Vieira), ela escreve uma matéria expondo a MidTech que ganha bastante notoriedade e profissionaliza a sua revista. 

Isso faz com que ela entenda a responsabilidade da profissão que escolheu exercer. Além de, finalmente, começar a compreender a importância de renunciar os privilégios do apoio financeiro de sua mãe, Marta (Malu Galli).

Na última temporada, Lica finalmente começa a amadurecer. (Divulgação/Globoplay)
Na última temporada, Lica finalmente começa a amadurecer. (Divulgação/Globoplay)
Foto: Canaltech

Já na vida amorosa, Lica se reconcilia com Maura (Tamirys O'hanna), mas o relacionamento entre as duas solta faíscas. Vale lembrar que sua parceira também teve um affair com Ellen, sua melhor amiga.

Em coletiva de imprensa, Manoela se emocionou em vários momentos ao falar da sua personagem e da importância dela para a representatividade de pessoas LGBTI+. Ela também comentou que a série dá mais liberdade para trabalhar esse tema. "A Lica é uma personagem importante, e na série existe essa liberdade maior de tratar certos assuntos, até mesmo pelo formato da produção".

A busca de Ellen pelo amor

E, se por um lado, Ellen fica sem Maura, por outro ela busca se reconectar consigo mesma e dar uma nova chance ao amor. Ela reata com Lito (Matheus Campos) e, quando os sentimentos entre os dois afloram, fica obcecada por tentar explicar, cientificamente, como é possível amar alguém.

A garota inteligente, que sempre teve o estudo como prioridade, descobre que, quando a questão é o amor, as respostas não se encontram nos livros e muito menos nas fórmulas, por mais que se procure. 

Ellen está mais madura e decidida na última temporada de As Five. (Divulgação/Globoplay)
Ellen está mais madura e decidida na última temporada de As Five. (Divulgação/Globoplay)
Foto: Canaltech

O piano e as memórias afetiva de As Five

Depois de tanto tempo vivendo as mesmas personagens, as atrizes de As Five já têm um jeito próprio de se reconectarem com as suas memórias e emoções. Prova disso é que todas comentaram que a cena em que o piano de Benê é queimado foi uma das mais impactantes até hoje, e onde todas se emocionaram muito. Daphne falou mais sobre o assunto.

"A gente se emocionou em todas as temporadas e até na preparação delas. A gente descobre muito sobre as personagens em cada capítulo. Para eu me emocionar foi rápido porque eu lembrava tudo o que eu passei com a Benê. A Bene é um pedaço da Daphne também"

Terceira temporada é mesmo a última?

Criada e escrita por Cao Hamburger, a terceira temporada de As Five promete encerrar essa história que começou há anos atrás. Apesar disso, o público deve ficar com um gostinho agridoce no final, já que as cinco meninas sempre terão histórias para contar. 

As próprias atrizes se mostram, ao mesmo tempo, felizes e tristes de se despedirem de suas personagens. Se por um lado elas estão orgulhosas do trabalho que fizeram até aqui, por outro se mostram otimistas com a chance de se reencontrarem no futuro.

"Eu não vejo um encerramento, eu acho que elas ainda podem se reencontrar em algum momento. Como vão ser essas Five na terceira idade?, pergunta Daphne".

A resposta para essa pergunta ainda vai demorar um pouco, mas enquanto isso você pode maratonar a terceira temporada de As Five no Globoplay, a partir do dia 1º de março. No dia da estreia, o episódio estará disponível também para não assinantes.

Trending no Canaltech:

Canaltech
Compartilhar
Publicidade
Publicidade