Robert Downey Jr. em Oppenheimer: O astro do Homem de Ferro teve medo de voltar ao cinema depois da Marvel
Oppenheimer marca o retorno de Robert Downey Jr. às telonas, depois de uma década dedicada quase exclusivamente à Marvel e ao Homem de Ferro. Isso não deixou de preocupar o ator.
Temos o filme Dolittle, lançado em fevereiro de 2020. Mas o longa, marcado por uma produção caótica, havia sido filmado dois anos antes. Oppenheimer é, portanto, o primeiro filme feito por Robert Downey Jr. desde sua despedida do Universo Cinematográfico Marvel, no qual estrelou entre 2008 e 2019 como Tony Stark/Homem de Ferro.
Diante da câmera de Christopher Nolan, o ator interpreta Lewis Strauss, um político americano que desempenhou um papel fundamental na criação da bomba atômica, cuja história é contada nesse filme biográfico. "Ele é um de nossos grandes atores", disse o diretor ao Los Angeles Times.
"E embora uma geração de crianças saiba que ele é um grande astro de cinema, elas nunca viram sua sutileza e brilhantismo. Eu queria permitir que ele fizesse algo muito diferente, que desaparecesse atrás de outro ser humano. Quando foi a última vez que vimos isso? Em Chaplin?"
"Os diretores sabem o quanto Downey é talentoso, por causa de sua incrível energia que aparece na tela, mas é difícil encontrar o papel certo para ele." E não é o próprio ator que dirá o contrário: "Você começa a se perguntar se atrofiou um de seus músculos", diz ele sobre interpretar o mesmo personagem por mais de dez anos.
"Eu sabia que Christopher estava me apoiando para trabalhar os outros músculos [de atuação], mas ao mesmo tempo se certificando de que eu me livrasse das muletas com as quais eu geralmente contava." Ou seja, "falar rápido, ser charmoso, imprevisível, blá blá blá".
"…