Profissionais do cinema brasileiro fazem carta pedindo regulação do streaming: Fernanda Torres, Wagner Moura e mais 793 assinam documento
Profissionais do audiovisual brasileiro assinaram uma carta aberta em defesa da soberania nacional.
Profissionais do audiovisual brasileiro assinaram uma carta aberta em defesa da regulação do streaming e para assegurar a soberania do nosso cinema. Ela é endereçada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Hugo Motta (presidente da Câmara), Gleisi Hoffmann (ministra das Relações Institucionais), Margareth Menezes (ministra da Cultura) e Joelma Gonzaga (secretária do audiovisual do Ministério da Cultura).
Mais de 750 profissionais assinaram a carta, que inclui nomes importantes do cinema nacional como Fernanda Torres, Wagner Moura, Helena Ignez, Kleber Mendonça Filho, Walter Salles, Anna Muylaert, Fernando Meirelles e Petra Costa.
A carta sai em defesa da regulação do streaming no Brasil e pede com urgência um marco regulatório. "A regulamentação do VOD encontra-se com mais de uma década de atraso, em um contexto onde o audiovisual tornou-se central para a circulação de ideias, valores, linguagem e identidade nacional. O Brasil é hoje o segundo maior mercado mundial para plataformas globais de streaming, mas não conta com mecanismos regulatórios que assegurem contrapartidas financeiras, de programação e de propriedade intelectual compatíveis com essa posição", diz o texto da carta.
Os pedidos do documento são:
- Apoio do poder Executivo ao PL 2331/22, que propõe contribuição financeira mínima das plataformas (6%) no desenvolvimento do audiovisual nacional;
- Manutenção de Jandira Feghali como relatora do texto no plenário da Câmara;
- Atuação firme…
Artigo original publicado em AdoroCinema
O melhor filme de animação dos últimos tempos finalmente chega aos cinemas brasileiros
Abraccine elege os 100 melhores filmes do cinema brasileiro
Melhores filmes brasileiros que você precisa assistir, segundo a redação do AdoroCinema