Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'Os Simpsons' acabou? Série exibiu episódio final neste domingo; entenda

Episódio de estreia da 36ª temporada apresentou o fim da história de Os Simpsons. Mas calma que a gente te explica!

30 set 2024 - 12h31
(atualizado às 15h27)
Compartilhar
Exibir comentários
'Barth's Birthday': Os Simpsons exibe episódio final em 36ª temporada
'Barth's Birthday': Os Simpsons exibe episódio final em 36ª temporada
Foto: Fox/Reprodução

Uma das poucas certezas que temos na vida é que tudo um dia chega ao fim. Essa máxima vale, inclusive, para séries de longa duração com as quais estamos muito acostumados, como "Grey's Anatomy", "Law & Order: SVU" e, talvez, "Os Simpsons". E, fazendo jus a essa verdade universal, o desenho que acompanha a família mais amada da TV americana exibiu o seu episódio final neste domingo (29). Mas acalme-se! Não se trata realmente do último episódio inédito do desenho.

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

Intitulado "O Aniversário de Barth" (ou "Barth's Birthday", no original), o episódio é a estreia da 36ª temporada, e foi exibido neste domingo nos Estados Unidos, no canal Fox. Na história (atenção aos spoilers daqui em diante), uma versão animada de Conan O'Brien, que já foi roteirista da atração, abre o episódio fazendo as vezes de âncora de um evento que é realizado num teatro semelhante ao Dolby Theatre, onde é realizada a cerimônia do Oscar. Vários personagens de "Os Simpsons" e outras figuras notáveis vão chegando ao teatro para celebrar um evento único: o episódio final de "Os Simpsons".

Episódio dentro do episódio 

De acordo com a New York Magazine, o que acontece daí em diante é um episódio totalmente metalinguístico, que satiriza a ideia de que "Os Simpsons" pode um dia chegar ao fim e o próprio conceito de "series finale" de modo geral.

Ao invés de mostrar clipes do passado, O'Brien explica que aquele é, sim, o final da série, e explica que a Fox já havia tentado encerrá-la outras vezes. Depois disso, ele apresenta um episódio inédito dentro do episódio, mas com um detalhe importante: segundo ele, os roteiristas alimentaram uma inteligência artificial todos os episódios de "Os Simpsons" e todas as series finales já feitas, ordenando que a mesma escrevesse um episódio final que fosse marcante e não arruinasse o legado da atração. O resultado, não por acaso, é um último capítulo cheio dos clichês mais genéricos que se pode imaginar.

'Barth's Birthday': Os Simpsons exibe episódio final em 36ª temporada
'Barth's Birthday': Os Simpsons exibe episódio final em 36ª temporada
Foto: Fox/Reprodução

"A IA é boa em regurgitar, mas não em ser criativa", disse à revista Vulture o showrunner Matt Selman, ao explicar de onde veio a ideia. Desta forma, a proposta era justamente ironizar esses lugares-comuns tão conhecidos dos fãs de TV e, é claro, fazer referência ao uso de IAs em salas de roteiro, um dos tópicos mais importantes da greve dos roteiristas de 2023.

Entre outros acontecimentos, o episódio traz o diretor Skinner deixando o cargo de diretor da escola em Springfield para assumir um cargo em Sacramento, CA. Além disso, também há espaço para outros clichês universais: a esposa do Cara dos Quadrinhos tem um bebê, o Sr. Burns morre e deixa acidentalmente a fortuna para os seus funcionários e a família de Millhouse se muda para Atlanta. Todos os desfechos fazem a mesma referência ao final de "The Mary Tyler Moore Show", com os personagens apagando as luzes e dizendo: "Vou sentir falta deste lugar."

Tudo não passa de uma pegadinha

A Variety explica que, enquanto os personagens no teatro assistem ao denominado "series finale", Bart "acorda" e de certa forma desfaz tudo aquilo.

Ele volta para casa e descobre que está completando 11 anos, algo que nunca aconteceu e jamais pode acontecer em "Os Simpsons". Por isso, o menino se rebela e se recusa a apagar as velas do bolo de aniversário. Homer começa a estrangular o garoto, e a tela faz um reboot, com Bart voltando a ter 10 anos. Isso impede todas as mudanças de acontecerem e, por consequência, anula a ideia de que "Os Simpsons" chegaria ao fim.

Selman conta que o pânico de Bart diante de todos esses desfechos representa seu papel como o "Simpson alpha". O showrunner argumenta que o garoto incorpora o espírito irreverente e rebelde no epicentro da série, mesmo enquanto ela se ramifica para mostrar cada vez mais novos personagens. 

A proposta do episódio era justamente fazer piada e tirar sarro dos fãs que enxergam uma queda na qualidade das temporadas mais recentes, segundo o próprio Selman. Em determinado momento de seu discurso, Conan diz: "Quando eles exibiram o primeiro episódio em 1989, os expectadores concordaram em uma coisa: Não era tão engraçado como antigamente."

Além disso, também é uma forma de criticar a imprensa que, segundo Selman, só discute a série quando ela pode ser usada como ponto de partida para um artigo de opinião ou reflexão sobre o estado atual da sociedade. 

Ao final do episódio, quando tudo é reiniciado, O'Brien admite que aquele é, na verdade, o episódio de estreia da nova temporada (escrito por Jessica Conrad, e não por uma inteligência artificial, e dirigido por Rob Oliver), e não o fim da série. A revelação causa vaias e o esvaziamento do público, que deixa o teatro revoltado. A 36ª temporada de "Os Simpsons" ainda não está disponível no Brasil, mas a série está para streaming no Disney+.

Os Simpsons são 'videntes'? Veja previsões que ocorreram Os Simpsons são 'videntes'? Veja previsões que ocorreram

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade