O filme de ficção científica de Guillermo del Toro salvo pela China: A única razão pela qual teve uma sequência
O filme arrecadou mais de 101 milhões de dólares nos EUA e poderia ter sido um projeto catastrófico, mas o país asiático o fez um sucesso.
Os Estados Unidos são o grande mercado para filmes. Os blockbusters obtêm a grande maioria de sua bilheteria total na América do Norte. Portanto, é raro que um filme gigantesco de Hollywood arrecade mais dinheiro fora do país do que dentro dele. Mais estranho ainda é o caso desse filme de Guillermo del Toro, que foi um sucesso graças à China e o motivo pelo qual ganhou uma sequência.
Círculo de Fogo, o filme de ficção científica/monstro do diretor de A Forma da Água, arrecadou mais de 101 milhões nos Estados Unidos. Fora da América do Norte, a cifra é de mais de 309 milhões. No total, ele arrecadou mais de 411 milhões de dólares em todo o mundo. Pacific Rim custou 190 milhões, portanto, se sua bilheteria dependesse dos EUA, teria sido um tremendo fracasso para a Warner Bros.
Quando o filme, estrelado por Charlie Hunnam, Idris Elba e Rinko Kikuchi, chegou aos cinemas em 2013, tornou-se a maior abertura de um projeto de Del Toro, superando Hellboy II - O Exército Dourado, com uma arrecadação de 37,2 milhões. No entanto, o filme caiu 57% em sua segunda semana de bilheteria e 52% na terceira.
Mas a história foi diferente na China. O filme arrecadou 45,2 milhões de dólares no país asiático, tornando-se a melhor abertura de todos os tempos da Warner Bros. e a sexta melhor estreia de um filme de Hollywood na China. No total, Círculo de Fogo arreca…
Guillerno Del Toro quase fez um filme de Star Wars - e tem rancor disso até hoje