Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O diretor de "Piratas do Caribe" está insatisfeito com os resultados dos filmes e séries feitos com a Unreal Engine, acreditando ser "o maior retrocesso"

25 jan 2026 - 09h40
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Xataka

Na indústria cinematográfica, as ferramentas utilizadas para gerar efeitos especiais e ambientes virtuais evoluíram drasticamente. A Unreal Engine 5 tornou-se padrão para produções como "The Mandalorian", que utiliza esse software para renderizar cenários em tempo real. No entanto, nem todos estão convencidos dessa transição. Gore Verbinski, diretor da saga "Piratas do Caribe", argumenta que essa tecnologia está fazendo com que os filmes se pareçam demais com videogames.

Em uma entrevista ao But Why Tho, Verbinski criticou o uso da Unreal Engine no cinema comercial. Ao ser questionado sobre as mudanças nos efeitos visuais nos últimos 15 anos, o diretor classificou a adoção da engine da Epic Games como "o maior retrocesso" para a indústria cinematográfica.

"Acho que a chegada da Unreal Engine e a substituição do Maya como base representam o maior retrocesso."

Segundo o cineasta, antes havia uma clara divisão: a Unreal era excelente para videogames, mas agora está sendo usada para efeitos visuais finais no cinema. O resultado, em sua opinião, é que a estética das engines de jogos está se infiltrando na linguagem cinematográfica.

O debate entre o artesanal e o digital

Nos últimos anos, o uso da Unreal Engine 5 se popularizou não apenas em "The Mandalorian", mas também em projetos como "Matrix Resurrection" e a série "Fallout" no Prime Video. No entanto, há um consenso crescente de que certos efeitos especiais de décadas passadas parecem envelhecer melhor do que as produções atuais.

A ...

Veja mais

Matérias relacionadas

Zoe Saldaña finalmente admite: "Nunca deveria ter feito esse papel"

Fazer um filme como este "seria impossível hoje em dia": a obra fantástica do criador de Ghost in the Shell

A Netflix que se cuide: Brasil lança sua própria "arma" contra os streamings pagos e o melhor detalhe é o preço

Netflix acerta a Crunchyroll onde dói: terá exclusividade nos próximos animes do estúdio Mappa

Achado do dia: Smart TV Samsung 55" Crystal 4K com valor reduzido no Mercado Livre

Xataka
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade