PUBLICIDADE

Moana estava morta: teoria surreal vai mudar sua forma de ver a princesa da Disney

Será que a princesa da Disney que domina as águas tem uma história mais sombria do que se poderia imaginar?

2 abr 2024 - 14h16
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Moana - Um Mar de Aventuras (2016) conta a história de uma jovem que embarca em uma jornada para salvar seu povo e ao longo da jornada conhece o semideus Maui. Uma teoria sobre o filme sugere que Moana morre no início da história e o filme tem um tom mais sombrio do que o esperado.
'Moana - Um Mar de Aventuras' (2016): teoria diz que protagonista estava morta o tempo todo
'Moana - Um Mar de Aventuras' (2016): teoria diz que protagonista estava morta o tempo todo
Foto: Walt Disney Pictures/Divulgação

'Moana - Um Mar de Aventuras' já tem uma sequência anunciada e planejada para este ano, mas uma teoria sobre o primeiro filme, de 2016, ainda assombra muitos fãs dos filmes de princesas da Disney. Será que a história é mais sombria do que se imaginava e Moana estava morta o tempo todo?

É isso que prega uma teoria que perturba muitos fãs da personagem. Na história do filme, Moana é uma jovem que parte em uma missão para salvar seu povo. Durante a jornada, ela conhece o outrora poderoso semideus Maui, que a guia em sua busca para se tornar uma mestre em encontrar caminhos. Juntos, eles navegam pelo oceano em uma viagem incrível que aborda amadurecimento e o poder do amor e da amizade. Mas tudo isso pode ter acontecido com a menina já morta. 

Bom, ao menos é o que acredita uma teoria que circula no Reddit. Segundo a hipótese, Moana teria morrido durante a tempestade que ocorre logo no início do filme, e é apenas por isso que ela é capaz de enxergar o semideus Maui.

Por que Moana poderia estar morta?

Foto: ePipoca

Segundo a teoria, Moana morre afogada durante a grande tempestade no início do filme, e tudo o que vemos depois disso é com ela no pós-vida. A hipótese é reforçada pelo fato de ela interagir apenas com deuses e criaturas míticas durante o restante quase todo da história. 

Os autores da teoria acreditam que Moana morre para encontrar Maui, argumentando que só assim ela teria acesso ao submundo a fim de completar a sua missão. 

Quando está lidando com a tempestade, Moana pede ajuda ao oceano. Depois de um clarão e um raio, tudo fica escuro durante um tempo, e a próxima cena é com Moana já na ilha de Maui. A teoria sugere que é neste momento que Moana adentra o submundo. 

Vale destacar que várias mitologias polinésias e das ilhas do pacífico, onde a história é ambientada, referenciam o mundo dos mortos como uma espécie de ilha habitada por espíritos e entidades. Isso é algo que corrobora a hipótese levantada. 

Daí em diante, Moana não vê mais nenhum outro humano, apenas deuses, semideuses e criaturas míticas. Além disso, ela também conversa com o espírito de sua avó, interação que não era possível antes da tempestade. 

Dentro da hipótese, Maui seria uma espécie de anjo da guarda da menina, encarregado de levá-la a Te Fiti, deusa com o poder de criar vida. Outro indício que dá uma sustentação à teoria é que, segundo o próprio Maui, uma humana como Moana não deveria ser capaz de entrar em Lalotai, o Reino dos Monstros, tão facilmente quanto ela faz.

O fato de Moana estar morta poderia explicar por que ela não passou por dificuldades para adentrar o local e não tem nenhum machucado ou contusão durante suas aventuras. 

Como Moana volta à vida?

Quando o coração de Te Fiti é restaurado, a deusa conserta o barco de Moana para ela completar a jornada para casa.

A teoria é que Te Fiti fica tão feliz com a ajuda que recebe que resolve também trazer a menina de volta à vida, sem que ela soubesse que estava morta, para ela poder voltar para a sua ilha. 

Neste momento, um detalhe importa: Maui diz que "até a galinha vive". Isso pode sugerir que Te Fiti, além de ter ressuscitado Moana, fez o mesmo com HeiHei. 

10 grandes estreias da Netflix em abril 10 grandes estreias da Netflix em abril

Mas morreu mesmo?

Embora a teoria seja interessante, ela não é corroborada por todos. Muitos estudiosos e entusiastas do filme interpretam o momento da tempestade de outra forma.

Para muitos, a tempestade seria uma espécie de metáfora para a vida de Moana, representando as turbulências e expectativas sobre ela, além do excesso de emoções e dúvidas que recaem sobre a menina. O simbolismo representaria uma encruzilhada em sua própria jornada de amadurecimento, preparando-a para o que ela precisaria enfrentar a seguir.

Quer tirar suas próprias conclusões? 'Moana - Um Mar de Aventuras' está disponível no Disney+. 

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade