Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Velório de Cacá Diegues será na Academia Brasileira de Letras, no Rio

Corpo do imortal será velado no Palácio Petit Trianon no sábado, 15, e cremado no Caju

14 fev 2025 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários

O corpo do cineasta Cacá Diegues, que morreu nesta sexta-feira, 14, aos 84 anos, será velado no Rio de Janeiro no Palácio Petit Trianon, sede da Academia Brasileira de Letras (ABL), no sábado, 15. A cremação acontecerá na tarde do mesmo dia no Crematório do Caju, na Zona Portuária da cidade. As informações foram divulgadas pela própria instituição.

Cacá era o décimo ocupante da Cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras e foi eleito em 30 de agosto de 2018 na sucessão do Acadêmico Nelson Pereira dos Santos, outro dos fundadores do movimento do Cinema Novo no Brasil.

Cacá Diegues em 2018, quando tomou posse da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL)
Cacá Diegues em 2018, quando tomou posse da cadeira 7 da Academia Brasileira de Letras (ABL)
Foto: MARCOS ARCOVERDE/ESTADÃO / Estadão

Em seu discurso ao tomar posse, Cacá Diegues agradeceu a ABL e destacou a importância do movimento.

"O Cinema Novo brasileiro não foi, senão, a chegada tardia do modernismo ao nosso cinema. Era preciso produzir um cinema para a nação, mas também inventar uma nação no cinema. Nossas melhores cabeças do século XX sonharam com esse projeto de Brasil. Agora, os tempos são outros. Temos sofrido um vendaval de paixões polarizadas e histéricas. Há um desejo latente de valorizar a vulgaridade e o homem dito "normal", aquele que só reproduz os piores valores de nossa ignorância, sem sonhos nem fantasias, num horizonte sombrio e sem surpresas. A criação, hoje, corre o risco de se tornar prisioneira dessa consagração da platitude, onde o único valor reconhecido e respeitado é o da morte elevada a uma desimportância consagradora".

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade