Sydney Sweeney: Filme estrelado pela atriz vira fracasso em bilheterias após polêmica com jeans
'Americana' arrecadou apenas US$ 500 mil em fim de semana de estreia; pessoas ligadas à produtora do longa negam fracasso e dizem que resultado tem a ver com 'estratégia multiplataforma'
Filme "Americana", estrelado por Sydney Sweeney, arrecadou US$ 500 mil no fim de semana de estreia nos EUA, em meio a polêmica envolvendo a atriz e um anúncio de jeans, enquanto a produtora atribui o resultado a uma "estratégia multiplataforma".
Americana, filme estrelado por Sydney Sweeney, se tornou um fracasso em bilheterias após a recente polêmica que envolveu a atriz e um anúncio de jeans da marca American Eagle. O longa estreou neste fim de semana nos EUA e, segundo o The Hollywood Reporter, arrecadou apenas US$ 500 mil (cerca de R$ 2,7 milhões, conforme a cotação atual). Ainda não há previsão de estreia do filme no Brasil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Pessoas ligadas à produtora de Americana, a Lionsgate, falaram com a revista e negaram que a bilheteria tenha sido um "fracasso". Conforme as fontes, o resultado tem a ver com uma "estratégia multiplataforma", o foco do filme é um público específico e o entretenimento doméstico, a produção tem baixo orçamento de marketing e o longa tem a ver com um desejo da produtora em aumentar o valor de sua biblioteca de filmes.
Americana chegou a estrear no festival South by Southwest, em Austin, em 2023, mas levou dois anos para chegar aos cinemas. O longa é dirigido por Tony Tost e, além de Sweeney, também tem nomes como Paul Walter Hauser e a cantora Halsey no elenco.
Segundo o The Hollywood Reporter, apesar de Americana ser o primeiro filme lançado após a polêmica da atriz com o anúncio de jeans, ainda não é possível saber se a propaganda teve um real impacto para as bilheterias do longa. Sweeney também estrela outro filme a ser lançado no próximo final de semana nos EUA, Eden.
A campanha estrelada pela atriz foi acusada de ser eugenista por fazer um trocadilho com as palavras "jeans" e "genes". Em um vídeo teaser da propaganda, a atriz diz: "Genes são passados de pais para filhos, muitas vezes determinando características como cor do cabelo, personalidade e até cor dos olhos. Meus jeans são azuis".
O vídeo apareceu na página do Facebook da American Eagle e em outros canais de mídia social, mas não faz parte da campanha publicitária.
Após a repercussão, a marca American Eagle publicou um comunicado em suas redes sociais afirmando que a campanha "é e sempre foi sobre o jeans". Sweeney ainda não se pronunciou sobre a polêmica.