Mark Kerr: quem é o personagem vivido por Dwayne Johnson em filme ovacionado em Veneza?
Astro é estrela de 'Coração de Lutador - The Smashing Machine'; filme foi aplaudido por 15 minutos no Festival de Veneza
Dwayne Johnson, o The Rock, se emocionou com os 15 minutos de aplausos recebidos por Coração de Lutador - The Smashing Machine durante sua estreia no Festival de Veneza. O filme é considerado uma guinada na carreira do astro, que se aventura pela primeira vez em um drama com pretensões de pleitear uma vaga na temporada de premiações.
Hoje um dos atores mais populares e bem-sucedidos de sua geração, The Rock é mais conhecido por blockbusters de cunho popularesco e filmes de franquias, como Velozes e Furiosos, Jumanji: Bem Vindo à Selva e Alerta Vermelho. Seu novo trabalho, no entanto, é um drama biográfico centrado em Mark Kerr, ex lutador de MMA de carreira expoente entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000. O longa tem arrancado elogios da crítica especializada presente no festival italiano.
"Essa transformação é algo que eu queria muito fazer", declarou Dwayne ao portal The Hollywood Reporter. "Tenho muita sorte de ter a carreira que conquistei ao longo dos anos, e de fazer os filmes que fiz, mas sempre houve uma voz dentro de mim que dizia: 'E se eu pudesse fazer mais? Eu quero fazer mais, como seria isso?'"
Quem é Mark Kerr? Lutador esteve entre os melhores e passou por altos e baixos
Nascido em Ohio no ano de 1968, Kerr é considerado um dos maiores lutadores de sua época, e ficou conhecido por seu estilo brutal de wrestling. Ele costumava aplicar uma técnica em seus oponentes chamada de ground and pound, que consiste em desestabilizar com um golpe, assumir o controle e, em seguida, aplicar outros golpes contundentes repetidas vezes.
Durante sua carreira no MMA, Kerr foi bicampeão no UFC 14 e 15, campeão do World Vale Tudo Championship 3, realizado no Brasil, e competidor no Pride FC, popularizando seu nome no Japão, onde a competição acontecia. Sua luta contra o mestre de Jiu Jitsu Fábio Gurgel rendeu o apelido de Smashing Machine (Máquina de Esmagar, em tradução livre). A carreira bem-sucedida de Kerr foi responsável por inaugurar um novo tipo de postura entre lutadores, misturando técnica, bom condicionamento físico e força.
O filme estrelado por Dwayne Johnson é escrito e dirigido por Benny Safdie (Joias Brutas), e promete dar acesso à vida de Kerr fora do octógono, mostrando seus altos e baixos e a realidade do homem por trás das lutas icônicas. Emily Blunt completa o elenco principal.
A história do lutador já foi contada em um documentário lançado em 2002 (The Smashing Machine, atualmente indisponível no Brasil), que detalhava sua carreira como lutador, sua batalha contra o abuso de substâncias, a relação com a então parceira, Dawn Staples, e a dinâmica com amigos e parceiros de treino. Hoje aos 56 anos, Kerr está aposentado e foi introduzido recentemente ao Hall da Fama do UFC, recebendo o prêmio das mãos do próprio Dwayne Johnson.
View this post on Instagram
"Mark foi o melhor lutador do mundo em um certo momento, mas o filme não é sobre luta, é uma história de amor", prosseguiu Johnson. "É uma história de amor entre Mark e Dawn, uma história de amor entre Mark e o quanto ele amava o que fazia, sua luta e sua superação. Ele teve overdose duas vezes, mas tem sorte de estar vivo. E isso é parte das razoes que fazem desta história tão especial."
Coração de Lutador - The Smashing Machine chega aos cinemas brasileiros em 2 de outubro.