Denzel Washington diz que não se importa com o Oscar e revela onde guarda suas estatuetas
Indicado 9 vezes e premiado em 2 ocasiões, ator se frustrou com a principal premiação do cinema depois de perder uma estatueta para Kevin Spacey
Divulgando seu mais novo trabalho, Luta de Classes, Denzel Washington revelou que não pensou em uma possível indicação ao Oscar ao aceitar o papel no filme de Spike Lee, e deixou claro que não se importa tanto assim com a premiação.
"Eu não faço isso pelo Oscar. Eu realmente não me importo com esse tipo de coisa, sabe? Eu estou na indústria há muito tempo e às vezes eu pensava que deveria ganhar, outras não." A declaração do ator aconteceu durante uma entrevista ao canal Jake's Takes, do jornalista Jake Hamilton (veja abaixo, em inglês).
Mesmo sem se importar com a principal premiação do cinema, Denzel Washington tem duas estatuetas douradas em casa. "As pessoas me perguntam: 'Onde você as guarda?'. Bem, uma ao lado da outra", brincou o veterano ator. "Não estou me gabando! Só estou dizendo como me sinto em relação a isso. Quando eu morrer e chegar aos ceús não vai fazer diferença quantos Oscar eu tenho. Deus não vai me dar uma semana a mais de vida por isso", completou.
Denzel Washington já foi indicado nove vezes ao Oscar e levou o prêmio em duas ocasiões: em 1990 como Melhor Ator Coadjvante por seu trabalho em Tempo de Glória e em 2002 como Melhor Ator por Dia de Treinamento. Sua última indicação foi em 2022 pelo filme A Tragédia de Macbeth.
Decepção com o Oscar
No ano passado, em entrevista à revista Esquire, Denzel Washington admitiu ter ficado "amargurado" depois de perder o prêmio de Melhor Ator no Oscar de 2000 para Kevin Spacey. À época, ele havia recebido o Globo de Ouro por Hurricane: O Furacão e disputava a maior premiação do cinema com o mesmo papel. A estatueta, porém, acabou com Kevin Spacey pelo seu trabalho em Beleza Americana.
Depois desse episódio, o ator deixou de votar na Academia para os filmes que concorriam à premiação. Sua mulher, Pauletta Pearson, era quem assistia aos longas e votava por ele. "Eu disse a ela: 'Não me importo com isso. Eles não se importam comigo? Eu não me importo. Você vota. Você os assiste. Eu não vou assistir a isso'. Eu desisti. Fiquei amargurado", afirmou o ator na mesma entrevista.
Dirigido por Spike Lee e estrelado por Denzel Washington, o filme Luta de Classes estreia mundialmente em 5 de setembro no Apple TV+. O longa é uma releitura do clássico japonês Céu e Inferno, de Akira Kurosawa, ambientado na Nova York moderna. No novo trabalho, o ator interpreta um magnata da música que enfrenta um dilema moral.