'Copan' destaca diversidade cultural no edifício em teaser: 'Uma cidade dentro da cidade'
Longa-metragem em cartaz chega aos cinemas no aniversário de 60 anos do edifício
O documentário Copan, da diretora estreante Carine Wallauer, chegou aos cinemas nesta quinta-feira, 28, após uma passagem firme por festivais dedicados ao gênero documental — como o CPH:DOX e o É Tudo Verdade 2025, de onde saiu vencedor. Um novo teaser destaca um dos focos do filme: a multiplicidade cultural que existe dentro do edifício.
No filme, a cineasta joga luz sobre a multiplicidade de vozes e vivências que precisam coexistir nos 32 andares do Copan, fazendo uma reflexão sobre temas como política, cultura, acesso social e economia. Os diálogos presentes no documentário, tanto sobre as eleições quanto sobre a rotina de trabalho ou amenidades, são expostos para evidenciar essa composição.
"O filme busca mostrar a dimensão humana e subjetiva do prédio e reforça a ideia de que o Copan não é só concreto: ele funciona como uma cidade dentro da cidade, reunindo milhares de moradores, uma centena de trabalhadores e realidades sociais diferentes em meio a uma intensa dinâmica de poderes", diz a cineasta ao Estadão. Ela explica que a data de estreia do longa nos cinemas não foi ao acaso, já que o Copan comemorou 60 anos na última segunda-feira, 25 de maio.
"O aniversário dá ao documentário um caráter de homenagem, mas também de reflexão sobre tudo o que o prédio representa hoje", completa.
Em entrevista anterior à publicação, a realizadora também destacou que, em sua visão, era primordial dar destaque aos funcionários e à observação da logística do prédio ao longo do filme.
Dividindo as cenas entre reuniões de moradores, almoços de colegas e conversas triviais de vizinhos, ela expõe como as transformações físicas que acontecem o tempo todo dentro e nos arredores do Copan afetam a vida lá dentro.
"No começo, entrevistei todos os personagens, mas nunca foi o meu objetivo utilizar [as entrevistas]. É muito difícil escolher, dentro de 5 mil pessoas, quem você vai eleger para representar esse prédio. Então, mais do que escolher 10 entre 5 mil, eu quis dar uma sensação de como é o Copan, mostrar esse magnetismo, o que corre nas veias desse lugar. É um filme muito mais sobre um efeito subjetivo que o Copan exerce na gente", justifica.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.