Filmes e séries que falam sobre gênero e transexualidade
Cinema bom é cinema diverso; pensando nisso, confira uma seleção de títulos que abordam a temática trans e contam com elenco representativo
Hollywood não tem personagens trans nos seus principais filmes pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com uma pesquisa do Índice de Responsabilidade dos Estúdios, do grupo de defesa LGBTQ Glaad, dos 118 filmes lançados em 2019, apenas 22 tinham personagens LGBTQ+. Segundo o estudo, houve um aumento de gays e bissexuais em participações rápidas, mas não há personagens transgêneros, apesar da crescente visibilidade da comunidade trans na televisão.
A Equipe do Terra sabe que cinema bom é cinema diverso e, pensando nisso, selecionou filmes e séries que abordam a temática trans e contam com um elenco mais representativo. Confira a seguir:
Bixa Travesty (Youtube)
No filme nacional, com direção de Claudia Priscilla, Kiko Goifman, conheça a trajetória da cantora transexual Linn da Quebrada e da cena musical produzida por artistas trans em São Paulo.
De gravata e unha vermelha (Google Play)
Documentário dá voz a transexuais, transgêneros, adeptos do crossdressing e entusiastas que debatem sobre a construção individual do próprio corpo. Com Ney Matogrosso, Laerte e Rogéria no elenco.
Indianara (Youtube)
A trajetória da ativista transexual Indianara Siqueira, uma das idealizadoras da Casa Nem, abrigo para pessoas LGBTIs em situação de vulnerabilidade, no RJ.
Laerte-se (Netflix)
A cartunista Laerte nos convida a conhecer o seu mundo e reflete sobre a longa trajetória de sua aceitação como mulher. Tendo vivido parte de sua vida como homem, ela assumiu sua transexualidade aos 57 e, de lá pra cá, experimenta uma jornada única e pessoal.
Meninos não choram (Looke)
A jovem Teena assume uma identidade masculina e se envolve com uma mãe solteira, mantendo em segredo sua identidade de homem trans.
Pose (Netflix)
Em NYC, no final década de 1980, Blanca abriga jovens LGBT expulsas de suas casas, em uma época marcada pela ascensão da cultura de luxo e o surgimento dos bailes LGBT.
Todxs Nós (HBO)
A vida e os desafios de Rafa, jovem de 18 anos que, após descobrir ser pansexual e se identificar com o gênero não-binário, decide deixar a família no interior e se mudar para São Paulo, para morar com o seu primo, Vini, que é gay.
Laure, uma menina transgênero de 10 anos, se muda para um novo bairro e decide se apresentar à vizinhança como Mikael - sem que sua família saiba. A partir de então ela leva uma vida dupla, já que seus pais não sabem de sua falsa identidade.
XXY (Netflix)