PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Em 'O Simpatizante', Robert Downey Jr. é a grande piada: 'Todos os caras brancos são iguais'

Nova minissérie da HBO e da Max traz ator da Marvel escalado como quatro personagens diferentes. Descobrimos o motivo.

24 abr 2024 - 05h00
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A nova série limitada da HBO 'O Simpatizante' é adaptada a partir do livro vencedor do prêmio Pulitzer escrito por Viet Thanh Nguyen, narrando os dias de espionagem de Hoa Xuande durante a Guerra do Vietnã em 1975. O elenco conta com Robert Downey Jr. interpretando 4 personagens antagonistas sendo dirigidos por Don McKellar e Park Chan-wook.
Robert Downey Jr. e o protagonista Hoa Xuande em cena em 'O Simpatizante'
Robert Downey Jr. e o protagonista Hoa Xuande em cena em 'O Simpatizante'
Foto: Hopper Stone/HBO

A tarefa de 'O Simpatizante', nova série limitada da HBO com Robert Downey Jr., não era fácil. Afinal, a proposta era adaptar o livro vencedor do prêmio Pulitzer escrito por Viet Thanh Nguyen, que conta uma história de espionagem e contracultura focada em um espião para as forças comunistas durante a Guerra do Vietnã, em 1975.

Na trama, Hoa Xuande vive o espião em questão. Meio francês e meio vietnamita, o Capitão busca refúgio em Los Angeles, onde ele acaba aprendendo que os seus dias de espionagem não ficaram para trás. O elenco conta ainda com Sandra Oh, Fred Nguyen Khan, Duy Nguyen e o eterno Tony Stark -- que interpreta quatro personagens diferentes. 

Para traduzir uma história com tantos elementos, a HBO recrutou um time estelar para operar por trás das câmeras. Don McKellar assina como showrunner e produtor executivo ao lado do premiado Park Chan-wook, de 'A Criada' e 'Decisão de Partir'. 

Para o diretor, ator e dramaturgo canadense, uma das grandes preocupações era manter na série o tom que Viet deu ao livro. "Quando conversei com Viet, ele estava bastante preocupado com a voz, ela precisa estar presente. E a voz é muito esperta e sarcástica. Tentamos preservá-la, não apenas no off, mas no estilo da série", contou, em entrevista cedida com exclusividade ao Terra.

McKellar explica que um dos grandes desafios foi encontrar um "meio de campo" no sentido cultural, considerando que o público-alvo da série, majoritariamente ocidental, não é exatamente familiarizado com as nuances de uma história gerada no Vietnã. 

"Não queríamos ficar explicando muito. Não queríamos ilustrar a cultura asiática, ou ditar como é ser um vietnamita. Queríamos viver e mostrar as coisas de dentro para fora. Esse é um dos pontos fortes do livro, e é por isso que é importante podermos falar com autoridade. O elenco, em sua maioria, é asiático, precisamente vietnamita. Isso era importante."

O ator Duy Nguyen, membro do elenco, concorda com a importância da diversidade de vozes. Para ele, foi fácil se adequar ao tom e à linguagem da série, uma vez que seus próprios pais deixaram o Vietnã na década de 1970. "A série é muito delicada e política, e o povo do Vietnã é muito sensível a respeito deste tema", confidencia. 

Aposta da HBO para a próxima temporada de premiações, O Simpatizante é uma série densa e rica em detalhes, com múltiplas linhas narrativas que precisam cativar a audiência de forma homogênea. Neste sentido, McKellar explica que trabalhar com Park Chan-wook foi um divistor de águas. "Eu sabia que o gosto dele era impecável e eu confiava nele", declarou. 

"O tom da série era tão difícil que eu realmente acreditava que era perfeito para ele. Viet também acreditava isso desde o início, porque [Park] tem aquele tipo de humor e sagacidade em sua direção, mas também a habilidade de ser perturbador e assustador. Precisávamos dessa ousadia e dessa inteligência."

Robert Downey Jr. vive quatro personagens em 'O Simpatizante'
Robert Downey Jr. vive quatro personagens em 'O Simpatizante'
Foto: Hopper Stone/HBO

Mesmo com tanto a ser discutido, uma pergunta que não quer calar em relação a O Simpatizante está relacionada a Robert Downey Jr. Embora ele não seja o vencedor do Oscar de melhor ator coadjuvante, ele vive quatro personagens na série, figuras que acabaram cruzando o caminho do Capitão e servindo como aliados ou antagonistas do personagem principal.

"Quando nos encontramos em Los Angeles, Park e eu tivemos a ideia de um único cara branco interpretar todos os personagens antagonistas, o que eu amei de cara", contextualiza Don.

"Estávamos um pouco receosos, mas Viet amou a ideia, porque ela esclarece muitas coisas. É uma espécie de piada de que todos os caras brancos são iguais. Mas, ao mesmo tempo, tem uma lógica temática mais profunda, que está integrada o roteiro, mas não quero explicar", provoca.

'O Simpatizante' vai ao ar todos os domingos na HBO e na Max. Os dois primeiros episódios já estão disponíveis.

8 ótimos suspenses brasileiros para ver no streaming 8 ótimos suspenses brasileiros para ver no streaming

Fonte: Redação Entre Telas
Compartilhar
Publicidade
Publicidade